Menu Fechar

Diocese de Viana ganha Nova Paróquia e dedica-a a São José

A Diocese de Viana conta desde o dia 07 de Novembro do presente ano, com uma nova Paróquia, que foi dedicada a São José.
Situada no bairro Bita Progresso, Distrito Urbano Vila-Flor. A Nova Paróquia foi desmembrada da Paróquia do Santíssimo Redentor, no Kilamba.
A Dedicação da Igreja e do Altar, aconteceu sábado, 06 de Novembro, no primeiro dia da Visita Pastoral do Bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo, à Paróquia do Santíssimo Redentor.
Na presença do Santo Povo de Deus e de sacerdotes do clero de Viana, com destaque para o Pároco do Santíssimo Redentor, Padre Fila José Zua Cassule, foi benzida a Igreja e ungido o altar.
Falando aos presentes, o Bispo da Diocese de Viana referiu o seguinte: “Meus irmãos e minhas irmãs, a alegria é maior porque hoje vamos abençoar e dedicar esta casa de Deus no meio das casas dos homens, para que Deus presente no seu Templo nos proteja; para que Deus presente na sua casa nos abençoe; para que Deus presente neste Templo se torne o nosso amparo no meio das dificuldades”.
O Prelado de Viana salientou ainda que, apesar de ser uma alegria é também uma responsabilidade e, por isso, apelou as pessoas de direito a zelarem com dedicação por aquela casa de Deus que tem como Patrono São José.
A Dedicação desta Igreja a São José, acontece numa altura em que a Igreja vive o ano dedicado ao Santo, proclamado pelo Papa Francisco a 08 de Dezembro de 2020.
O acto oficial de erecção, aconteceu no dia 07 de Novembro de 2021, no XXXII Domingo do Tempo Comum, durante a missa de encerramento da Visita Pastoral do Bispo de Viana à Paróquia do Santíssimo Redentor.
No final da missa, diante de uma assembleia expectante, Dom Emílio Sumbelelo fez a leitura do Decreto de Criação da Paróquia. Neste mesmo momento o Bispo de Viana fez a leitura da Provisão nomeando como Párocos insólitos da nova Paróquia: Padre Fila José Zua Cassule (moderador) e o Padre Manuel Mateus Luvualo.
Entrevistados após à missa, os Párocos da nova Paróquia, manifestaram regozijo pelas nomeações
O Padre Fila Cassule, que também é Pároco do Santíssimo Redentor, Paróquia da qual a nova Paróquia foi desmembrada, garante seguir as orientações deixadas pelo Bispo.
Já o Padre Mateus Luvualo, disse que a sua nomeação constitui um enorme desafio e que, por esse facto, conta com a Graça de Deus para dirigir aquele Povo com inteligência, verdade, justiça e amor.
Por sua vez, o Administrador do Distrito Urbano Vila-Flor, onde está situada a nova Paróquia, Domingos Cruz da Fonseca, agradeceu a actuação da Igreja Católica e reafirmou a disponibilidade da administração que dirige em cooperar com a Igreja.
Alguns fiéis da nova Paróquia, entusiasmados, consideram ser uma bênção ver a sua comunidade elevada à categoria de Paróquia.
Com a erecção da nova Paróquia dedicada a São José, a Diocese de Viana conta agora com 23 Paróquias.

Hibraína Celeste

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

1 Comment

  1. Osvaldo Ramos

    Gloria a Deus, mais um altar para a nossa Diocese, agora os nossos irmãos que vivem nas proximidades já não precisão percorrer grande distância. Bendito seja o nome do Senhor. Bem Haja Diocese de Viana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *