19 de março de 2021 -26 de junho de 2021

Em 19 de março de 2021, a Igreja comemora 5 anos da publicação da exortação apostolica Amoris Laetitia sobre a beleza e a alegria do amor familiar. Neste mesmo dia, o Papa Francisco inaugura o Ano “Familia d ris Loetitia”, que termina em 26 de junho de 2022, por ocasile do X Encontro Mundial das Familias em Roma com o Santo D dre

O PROJETO

O Ano “Familia Amoris Laetitia” é uma iniciativa do Papa Francis. co, que pretende chegar a todas as familias do mundo por meio de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural, a se rem realizadas nas paróquias, dioceses, universidades, no contex. to dos movimentos eclesiais e das associações familiares. O Objectivo e oferecer à Igreja oportunidades de reflexão e estudo para viver concretamente a riqueza da exortação apostolica Amoris Lactatia. A experiência da pandemia pôs em evidencia o papel central da fu milia como Igreja doméstica e a importância dos laços comunitas rios entre as familias, que fazem da Igreja uma autêntica “familia de familias” (AL 87) Esta merece um ano de celebrações, para que seja colocada no cen tro da solicitude pastoral e da atenção de cada realidade pastoral e eclesial

OS OBJETIVOS

Difundir o conteúdo da exortação apostólica Amoris Laeti tia, para fazer as pessoas experimentarem que o Evangelho da familia é alegria que enche o coração e a vida inteira” (AL 200). Uma familia que descobre e experimenta a alegria de ter um dom e de ser um dom para a Igreja e para a sociedade “pode tomar-se uma luz na escuridão do mundo” (AL 66). Eo mundo hoje precisa dessa luz.

• Anunciar que o sacramento do matrimónio é uma dádiva e tem em si um poder transformador do amor humano. Para isso é necessário que os pastores e as familias caminhem juntos na cor responsabilidade e complementaridade pastoral, entre as diferen tes vocações na Igreja (ef. AL 203).

• Tornar as familias protagonistas da pastoral familiar. Para tan to, é necessário um esforço evangelizador e catequético dirigido å familia” (AL 200), pois uma familia discipula torna-se também familia missionária.

Consciencializar os jovens sobre a importância da formação à verdade do amor e ao dom de si, com iniciativas a cles dedica das.

• Alargar o olhar e a ação da pastoral familiar para que se tome transversal, de modo a incluir os cônjuges, os filhos, os jovens, os idosos e as situações de fragilidade familiar.

OS DESTINATÁRIOS

As Conferências Episcopais. Dioceses, Paróquias, Movimentos eclesiais e Associações familiares, mas sobretudo as familias de todo o mundo.

INICIATIVAS E RECURSOS

Aqui estão algumas das iniciativas. O convite, dirigido a todas as comunidades, é de participar e tornar-se protagonistas de outras propostas a serem implementadas ao nivel da Igreja local (dioceses, paróquias, comunidades eclesiais).

• Forum “A que ponto estamos com Amoris Laetitia? Estratégias para a aplicação da exortação apostólica do Papa Francisco”. de 9 a 12 de junho de 2021, com os responsáveis da pastoral familiar das Conferências Episcopais, Movimentos eclesiais e Associações Interacionais de Familia.

• Projeto “10 Videos Amoris Laetitia”: o Santo Padre explicará os capitulos da exortação apostólica, junto com familias que teste munharão alguns aspetos da sua vida diária. A cada mês será lan çado um video para despertar o interesse pastoral pela familia nas dioceses e paróquias de todo o mundo.

Wlan Church: difuso de alguns videos com testemunhos sobre o protagonismo eclesial e a fé das pessoas com deficiência .

“Caminhando com as familias”: 12 propostas pastorais concre tas para caminhar com as familias, inspiradas pela Amoris Laeti. lla.

• Tendo em vista o X Encontro Mundial das Familias de Roma 2022, as dioceses e as famílias de todo o mundo são convidadas a divulgar e aprofundar as catequeses que serão disponibilizada pela diocese de Roma e a empenhar-se em iniciativas pastorais ad hoc.

• Celebração de uma Jornada para os avós e os idosos.

Serão divulgados subsídios de espiritualidade familiar de formação cação pastoral sobre a preparação para o matrimónio, a educa ção dos jovens para a afetividade, sobre a santidade dos casaise das familias que vivem a graça do sacramento na sua vida diária. Serão organizados simpósios académicos internacionais para aprofundar os conteúdos e as implicações da exortação apostóli ca em relação a temas de grande atualidade que afetam as fami lias em todo o mundo.

Dicastério para os Leigos, a Familia e a Vida

www.amorislaetitia.va