CONSTITUIÇÃO DA CEAST

A partir do Concílio Vaticano II, com a publicação em 1966 do «Motu proprio» Eccle_ siæ Sanctæ, que ordenou a constituição das Conferências Episcopais nos lugares Onde não existisse ainda: as Conferências Episcopais desenvolveram-se notavelmente, ocupando o lugar de órgão preferido dos Bispos duma nação ou de determinado território para o intercâmbio de opiniões, consultação recíproca e colaboração em favor do bem comum da Igreja: «Elas tornaram-se nestes anos uma realidade concreta, viva e eficaz em todas as partes do mundo. Como é próprio das instituições, o surgimento da Ceast tem o seu percurso, foi-se estruturando no tempo adequando-se às diferentes circunstâncias.

A constituição da hierarquia eclesiástica no território de Angola data de 1940 e, a partir de então, os bispos estabeleceram uma primeira forma de cooperação: reunir-se anualmente; eram as reuniöes do episcopado de Angola, para se distinguir das reuniões do “episcopado da metrópole” (Portugal continental).

Em 1956, para um melhor acompanhamento e desenvolvimento da actividade missionária, a Santa Sé sugeriu a ideia de reuniões conjuntas dos bispos de Angola e Moçambique, de dois em dois anos e a realizar alternadamente, ora em Lourenço Marques, actual Maputo, ora em Luanda.

Após uma primeira reunião em Lourenço Marques e uma segunda dois anos depois em Luanda, desistiu-se por se reconhecer que os problemas das duas Províncias eram bastante diferentes. O desmembramento torna-se efectivo com a criação em cada um dos territórios das respectivas conferências episcopais.

A Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé foi erecta a 15 de Abril de 1967 como a assembleia da hierarquia eclesiástica das então Províncias de Angola e S. Tomé, instituída com aprovação da Santa Sé, “para estudar, de comum acordo e em reuniões periódicas, os problemas eclesiásticos de interesse colectivo da competência do Episcopado local a fim de melhor se promoverem, em unidade de esforços, as actividades e as formas de apostolado, segundo as exigências das duas Províncias”. Teve como primeiros membros:

Manuel Nunes Gabriel, Arcebispo de Luanda, D. Daniel Gomes Junqueira, Bispo de nova Lisboa, D. Manuel António Pires, Bispo de Silva Porto, D. Altino Ribeiro dê Santana, Bispo de Sá da Bandeira, D. Pompeu de Sá Leão Seabra. Bispo de Malange, D, Francisco Esteves Dias, Bispo do Luso, com sede em Luanda, a CEAST é hoje o rosto mais visível da Igreja em Angola e S. Tomé.

A sua importância resulta do facto de contribuir eficazmente para a unidade entre os Bispos e, consequentemente, para a unidade da Igreja, sendo um instrumento muito válido para robustecer a comunhão eclesial.

ESTRUTURA DA CEAST PARA O TRIENIO 2021-2024

Presidente: D. José Manuel Imbamba

Vice-Presidente:D. Estanislau Marques Tchindecasse

Secretario-GeraI: D. Maurício Agostinho Carnuto

Secretario-Geral Adjunto: D. Luzizila Kiala

D. Estanislau Marques Tchindecasse

D. Maurício Agostinho Camuto

D. Luzizila Kiala

D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias

D. Gabriel Mbilingi

D. Almeida Kanda

D. Manuel António dos Santos

D. Pio Hipunyati e D. Belmiro Cuica Chissengueti

D. Maurício Agostinho Camuto

D. Zeferino Zeca Martins

Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias

D. Belmiro Cuica Chissengueti Delegados da CEAST

DELEGADOS DA CEAST

D. Leopoldo Ndakalako

D. Dionísio Hisiilenapo

D. José Nambi

D. Belmiro Cuica Chissengueti

D. Emílio Sumbelelo

D. Luzizila Kiala

COMISSÕES EPISCOPIA

D.Filomeno do Nascimento Viera Dias — Presidente e responsável directo pelo Clero; D. Pio Hipunyati, Vice-Presidente e responsável directo pelos Seminários e Doutrina da Fé.

Estanislau Marques Chindecasse — Presidente e responsável directo pela Cáritas e Saúde; D. José de Queirós Alves — Vice-Presidente e responsável directo pela Pastoral da Criança.

D. Gabriel Mbilingi — Presidente e responsável directo pela Justiça e Paz; D. Zeferino Zeca Martins — Vice-presidente e responsável directo pelas Migrações.

D. Emílio Sumbelelo — Presidente e responsável directo pela Família e Vida; D. Dionísio Hisiilenapo — Vice-presidente e responsável directo pelo Laicado.

D. Luzizila Kiala — Presidente e responsável directo pela Liturgia e Santuários; D. Vicente Carlos Kiaziku — Vice-Presidente e responsável directo pelo Ecumenismo.

D. Joaquim Nhanganga Tyombe — Presidente e responsável directo pelas Escolas Católicas e D. Almeida Kanda Vogal; D. Leopoldo Ndakalako — Vice-Presidente e responsável directo pela Catequese;

D. Belmiro Cuica Chissengueti — Presidente e responsável directo pela Pastoral Juvenil, Universitária e Escutismo; D. Almeida Kanda — Vice-Presidente e responsável pelas Vocações.

A PROVÍNCIA ECLESIÁTICA DE LUANDA

Arcebispo: D.Filomeno do Nascimento Vieira Dias