Historial da Diocese de Viana

A Diocese de Viana foi criada aos 06 de junho de 2007 por Sua Santidade o Papa Bento XVI por meio da Bula Cunctae Catholicae Ecclesiae, desmembrada da Arquidiocese de Luanda, tornando-a sufragânea da mesma Sede Metropolitana. Foi nomeado o primeiro Bispo desta Circunscrição Eclesiástica Sua Excelência Reverendíssima Dom Joaquim Ferreira Lopes, O.F.M. Cap, exercendo múnus episcopal por 12 anos. Após a Renúncia de Dom Joaquim Ferreira Lopes, Sua Santidade o Papa Francisco nomeou em 11 de fevereiro de 2019 Sua Excelência Reverendíssima Senhor Dom Emílio Sumbelelo como segundo Bispo da Diocese de Viana, vindo a tomar posse em 28 de Abril de 2019.

Sua dimensão geográfica limita-se a norte com a Arquidiocese de Luanda e a leste e sul com a Diocese de Sumbe, com Superfície de 18 462 km² e uma população estimada de mais 3 000 000 de habitantes, dos quais 500 000, aproximadamente, são fiéis católicos. Conforme adscrito na Bula de criação a cura pastoral dos fiéis desta Igreja Particular encontra-se no território de Palanca, Bom Jesus, Calumbo, Catete, Barra do Kwanza, Cabo Ledo, Mumbondo, Kilamba Kiaxi, Demba Chio e Muxima – configuração esta atualmente alterada em consequência das mudanças geopolíticas.

A Diocese de Viana conta com dois Santuários, um Mariano e outro dedicado a São José, vinte e duas Paróquias e oito Centros Pastorais, com suas inúmeras capelas, Clero Diocesano, Comunidades Religiosas, sendo trinta e três Femininas e catorze Masculinas, atendendo aos diversos serviços pastorais e sociais, e um Laicado organizado em vários Grupos e Movimentos Apostólicos Juvenis e Adultos.

Sobre o Bispo

Shadow