Menu Fechar

Paróquia de Nossa Senhora da Boa Nova

Historial

Historial

A Paróquia de Nossa Senhora da Boa Nova foi criada a 01/10/1995 por S.Ex.cia Rev.ma Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, a pedido dos Missionários da Boa Nova para recordar os 25 anos da sua presença e trabalho em Angola e, ao mesmo tempo, ser também campo de trabalho pastoral para os seus alunos que residem no Seminário da Boa Nova. Completará assim, em Outubro deste ano, 25 anos de trabalho pastoral. Ao longo destes anos teve como zeloso Pároco o Rev .do P. António Valente Pereira. Criada sem nenhuma estrutura material, apenas com o terreno em que havia uma espécie de capela de chapas de zinco e os cristãos desta área se reuniam para celebrar a Eucaristia dominical e fazer a catequese. O pároco residia no seminário. Sem estrutura nenhuma, o P. Valente começou por construir umas salas para atender aos muitos doentes, desnutridos e pobres, com uma cozinha comunitária. A catequese era dada ao ar livre, debaixo das árvores. Aqui começou também por dar escola a crianças que não tinham lugar nas escolas do estado e ficavam longe desta área.

Com doações pedidas a diversas organizações, inclusive à Santa Sé, e com o esforço, o trabalho assíduo dos cristãos, construiu-se o muro, comprou-se mais terreno e avançou-se para a construção da Igreja, em semi-círculo aconselhado pela empresa que colocou o teto da Igreja, construiu cinco salas na parte posterior da igreja, no rés do chão e  lº piso, dando assim segurança à parede da Igreja, que era muito ampla, e poderia com o tempo ruir facilmente.

As primeiras salas, construídas para atender os doentes e desnutridos, hoje servem de residência paroquial: cozinha, dispensa, 4 quartos de dormir, sala de televisão e 2 quartos de banho, com um corredor, que liga todos os quartos e serve também de escritório e oratório da comunidade dos padres. Contiguo a este complexo, outras salas servem de depósito de livros (biblioteca), e funciona a secretaria da escola. Sentimos a necessidade de uma residência paroquial, com melhores condições.

Foi construído um Posto médico, no extremo do terreno, que atende umas centenas de pessoas diariamente. Realçamos as crianças desnutridas: vêm de manhã almoçam e de tarde regressam as suas casas. Este é atendido, orientado sob gestão das Irmãs Salésias. Uma irmã trabalha a tempo pleno nele. Têm um projeto de reabilitação de cerca de 500 mil dólares. Procuram subsídios para esta reabilitação.

O movimento PROMAICA (Promoção da mulher Católica angolana) também construiu a sua sede, com uma sala, quarto de banho e dispensa. Esta também tem servido para reuniões do Conselho e outras.

Foi construída uma sala com uma capacidade máxima de 100 pessoas (salão!) Os bancos são fixos de placas de cimento. Sente-se a necessidade urgente de um salão mais amplo e melhor P. Valente estava empenhado na construção de um projeto de um salão paroquial maior e com mais algumas salas. Porém o orçamento fez que ficasse à espera de melhores dias, mas nós queremos começar a implementar o projecto, com o pouco que vamos contribuir.

No ano 2014 foram construídas mais doze salas que servem, além de escola, também para a catequese, reuniões dos diversos Movimentos Apostólicos.

E em 2015 também foi construído um complexo balneário com dois setores: um para atender a escola e outro para os cristãos que frequentam as celebrações, sobretudo aos domingos. Ambos o setor tem sanitários e casa de banho para homens e senhoras. Já existiam uns balneários antigos, mas estão em total degradação. Estão sem controle e são usados pelo povo que frequenta o mercado informal.

Em 1998 foi construída uma gruta frequentada diariamente por muitos crentes. No entanto, também esta nos tem dado dores de cabeça. Os amigos do alheio a cada dia assaltam rebentando o gradeamento, apesar termos guardas vigiando o espaço. No Começo do mês de Maio, começamos a requalifica-la para dar mais bom ambiente de oração e meditação.

Existem também no quintal vários contentores que servem de armazéns. Um serve de sede do Agrupamento 66 dos Escuteiros da Paróquia. Querem construir a sua sede, porque este está danificado. Entram ratos e gatos e chuva danificando o material nele guardado. Outros servem de armazéns. Mas com o projecto da construção do novo Centro Médico esperamos transferir a sede do agrupamento e outras para as Instalações do Centro

EQUIPA MISSIONÁRIA

A Equipa Missionária constituída desde o dia 10 de Abril de 2016 pelo P. Fernando José Matapalo, nomeado Pároco desta Paróquia, tendo sido a sua tomada de posse no mesmo dia 10 de Abril, numa celebração Eucarística presidida por S. Exc. Rev.ma Dom Joaquim Ferreira Lopes, bispo da Diocese de Viana e, pelo Reverendo padre Ricardo Michiti, então diácono, Ordenado Presbítero, no dia 12 de Junho de 2016, na Sé Catedral de Viana, por S. Excia. Rev. Dom Joaquim Ferreira Lopes.

Congregações Religiosas: Além desta, residem na nossa Paróquia 4 comunidades de Irmãs. As Irmãs Salésias, de origem Italiana, com quatro membros, ajudam na catequese, na escola e na saúde, no posto médico; as Irmãs da Mamã Muxima, de fundação angolana, têm casa de formação das aspirantes, ajudam na catequese; as Irmãs do Amor de Deus, têm um colégio e ajudam também na catequese; As Irmãs Franciscanas, Hospitaleiras da Imaculada Conceição, têm uma casa de formação das suas aspirantes, uma creche, onde acompanham os nenés durante o dia e ajudam na catequese, nos cursos dos noivos e acompanham os nossos jovens, prestando um bom trabalho. Também dão aulas na Universidade Católica.

CONSELHO PAROQUIAL

Começamos com o Conselho encontrado que teve a renovação de mandatos com o padre Aníbal e sua tomada de posse no dia 01 de Fevereiro. Reuniu 4 vezes. O Conselho alargado com a presença das Comissões Paroquiais e responsáveis dos Movimentos Apostólicos para apresentação das atividades realizadas ao longo do ano e para estudar a actividade pastoral durante o ano com a nova equipa Sacerdotal, preparar a festa da padroeira da paróquia, missa nova do Padre Ricardo e a visita pastoral do Senhor Bispo.

CONSTITUIÇÃO TERRITORIAL DA PARÓQUIA

Esta Paróquia é constituída por 2 Zonas de Pastoral: - Zona de Cristo Rei, - Zona de São José. A frente de cada Zona está um animador. Por sua vez as Zonas ainda estão divididas em Centros, a que preside também um animador com sua Comunidade de Fé, que anima: oração, catequese e preparação para a celebração dos sacramentos, doentes e funerais.

CATEQUESE E EVANGELIZAÇÃO:

Sendo a Catequese e a Evangelização a base fundamental de toda a pastoral, na nossa Paróquia foi assumida como tal, não deixando, contudo, de haver falhas graves. Antes de iniciar o ano catequético faz-se um Curso Auxiliar de Catequese, no qual participaram cerca de 49 catequistas. Já neste vimos as dificuldades em assimilar as matérias, o português, a escrita, a linguagem, a metodologia e pedagogia a ser usadas nas lições da catequese, por parte dos participantes, para transmitirem uma mensagem evangélica aos seus catequizando. Por outro lado, ao longo destes meses não falhámos num acompanhamento mais próximo deles. Também encontrámos muita dificuldade no tempo, uma vez que todas as catequeses são dadas aos sábados de manhã e de tarde. E alguns, sobretudo os adultos, têm ao domingo após a missa das 7h. Assim, quase não sobra tempo para encontros de formação, de estudo dos manuais, de avaliação com os catequistas. Vamos ver como superar esta questão. Porque os nossos catequistas precisam de um acompanhamento muito grande.

O Ano Catequético teve início em Fevereiro e o seu encerramento será em Novembro. E ao longo do ano há catequese à crianças, jovens e adultos. O resultado em sacramentos: Receberam o Santo Baptismo na Páscoa ..... 906, (543 adultos e 363 crianças) a lª Comunhão 740 (inclusive os catecúmenos batizados), o Santo Crisma 264, na Visita Pastoral, a 23 de Agosto, presidida pelo nosso bispo, D. Joaquim Ferreira Lopes. Os catecúmenos inscritos nas diversas etapas e degraus do Catecumenado são: 4062; batizados em preparação da 1ª Comunhão e do Crisma: 1681. Os catequistas que deram catequese ao longo do ano foram cerca de 300.

A nível da diocese também participámos em algumas tarefas desenvolvidas, tais como o simpósio catequético nos dias 19 a 21 de Agosto. Outra actividade diocesana, a decorrer, é a formação de catequistas que se desenrola em módulos, durante quatro anos. Nesta atividade actualmente participam 47 catequistas.

LITURGIA:

Tem obrigações de orientar, animar e controlar todas as acções litúrgicas da paróquia. Reúnem-SE todos os terceiros domingos de cada mês.

A Comissão da Liturgia dinamiza todas as celebrações litúrgicas ao longo do ano, quer aos domingos quer nas Solenidades, Natal e Páscoa e outras. Aos domingos temos três Eucaristias na sede e nas zonas. Todos têm o seu grupo coral que dinamiza a liturgia dominical. A sede tem três grupos: para a Missa das 7h, adultos, para a missa das 9h, adolescentes e para a Missa das 11h jovens. A celebração do santo Sacramento do matrimónio é animada pelo grupo da comunidade de Fé onde residem os noivos.

COMISSÃO PAROQUIAL DA BÍBLIA

Esta comissão paroquial dinamiza o estudo e o conhecimento da Biblia, promove grupos de estudo e oração da Palavra de Deus e a lectio Divina.

Durante este ano tem no seu programa realizar as seguintes atividades: Curso Bíblico, Meditação do terço, formação de formadores bíblicos para o mês da Bíblia (Setembro).

COMISSÃO DA FAMÍLIA

A comissão pastoral da família leva em acção as actividades estruturadas no seguinte: Encontros, actividades de campo e visitas. Têm emanado as orientações da pastoral diocesana.

Também enfrenta dificuldades. Algumas comunidades e seus animadores, não colaboram; não têm lugar ou gabinete para fins familiares; tem falta de um especialista em código da família, a luz da lei em Angola e da Igreja; Sentem uma certa ignorância do promagra da família por parte de alguns movimentos.

A comissão tem os seguintes dados estatísticos: Casados activos 513 membros; Viúvos e viúvas 255 membros e 4779 fiéis registados.

Perspectivas: Renovação de mandatos ou eleição de uma nova comissão; criar uma comissão que se responsabilize pelo controlo e catequese aos viúvos e viúvas; fazer formação e palestras inter familiar para resgatar a mística vocacional nas famílias, para a poiar os Jovens.

COMISSÃO PAROQUIAL DA JUVENTUDE

Esta Comissão tem como assistente espiritual a Irmã Maria de Fátima, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, precioso auxilio. Também dá aulas na Universidade Católica.

Em Fevereiro realizou também a VI Assembleia Paroquial, na casa das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, para a qual foram convocados os responsáveis de todos os Movimentos juvenis existentes na nossa Paróquia. Estiveram presentes 33 delegados, faltando alguns Movimentos.

Dia 14 de Fevereiro houve uma celebração Eucarística a propósito do dia dos namorados, precedida pelo testemunho de dois casais jovens, pertencentes à Comissão Paroquial da Família.

Dia 21 deste mês, cinco jovens orientaram o retiro da Quaresma para os jovens da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Em março realizaram o retiro da Quaresma, com a participação de 140 jovens no Posto médico das Irmãs Salésias e com o tema "Formar o Coração" da mensagem quaresmal do Santo Padre.

Em Maio, em uníssono com os jovens de todas as diocese de Angola, animou uma tarde de espiritualidade, centrada na adoração eucarística: com a palavra de Jesus: "A paz esteja convosco".

Em Agosto promoveu um campeonato juvenil, com a participação de oito equipas. De 26 a, 30, participou também, com 9 jovens na 1 ª Jornada Nacional da Juventude Católica de Angola, no Huambo.

Em Setembro, mês da Bíblia, promoveu de 26 - 27 a 2ª edição da Feira Boa-Nova- feira do livro, com o tema "Ler a Bíblia para conhecer e testemunhar Jesus Cristo". Participaram várias Congregações, com a sua literatura, a Livraria Paulina, grupos juvenis, músicos católicos. E foi apresentada a carta de S.S. o Papa Francisco: "Laudato Si". Para encerrar a Feira houve tarde recreativa, com animações diversas, concurso bíblico e a entrega do prémio ao vencedor do campeonato juvenil. Houve pouca participação dos jovens nesta feira.

Em Novembro, celebraram a Solenidade de Cristo Rei - Festa da Juventude Católica Angolana, na Paróquia de Santo Agostinho, sob o lema "Com Cristo Rei, reavivar a Fé dos jovens". À Eucaristia presidiu sua Ex.eia Rev .ma Dom Joaquim, nosso bispo.

A Comissão ao longo dos meses de Junho e Julho visitaram os jovens nos seus centros, para incentivarem a uma melhor coordenação de todos os movimentos existentes na Paróquia.

Não se realizou a Peregrinação diocesana da Juventude à Muxima;

Algumas dificuldades: - Ausência reiterada de alguns coordenadores dos Movimentos Juvenís às reuniões mensais, inclusive à Assembleia Paroquial; - Escacês de assistentes espirituais para os diversos movimentos; - Falta de pontualidade, assiduidade e incumprimento dos compromissos assumidos; - não acatamento das orientações superiores recebidas e pouco espírito de serviço; - fraca adesão e colaboração dos Movimentos juvenis nas atividades paroquiais; - inexistência de uma programação clara e consistente; - atribuição de cargos a jovens não batizados, não crismados e em situação irregular; - a falta de sala própria para reunir e guardar o material; - fraca contribuição da quota e transparência financeira em alguns grupos.

ESCOLA CATÓLICA

Neste ano matricularam-se 1045 alunos em dois níveis de ensino Primário e Secundário. Tem 51 funcionários, 17 dos quais trabalham em regime de colaboração: Subdiretor pedagógico, subdiretor Administrativo, chefe de Secretaria 3 professores, 6 funcionárias de limpeza e 4 seguranças. Temos a urgente necessidade de indicar uma Madre para a direcção da Escola. São 32 os professores efetivos pago pelo Estado.

As aulas tiveram início segundo o novo calendário académico, por causa da pandemia da Covid19.

A          daptamo-nos as circunstâncias da situação, o que levou um certo dequilibrio financeiro. Alguns professores atrasavam, por motivo de engarrafamento e alguns por serem também eles alunos nas faculdades. Houve encontros (2) com os pais e encarregados da educação. Além destes realizaram-se várias formações sobre a biossegurança. Participámos na festa de Santo Agostinho, padroeiro das escolas, organizada pela comissão Diocesana.

Desafios: Construção de novas instalações fora da Igreja; providenciar laboratório e boa biblioteca; campo de educação física, anfiteatro, reestruturação de algumas salas; melhorar o nível e a qualidade do ensino; sensibilizar para a pontualidade e assiduidade dos professores;

COMISSÃO DOS MIGRANTES

Esta comissão iniciou a sua atividades dia 8 de Janeiro com um dia de reflexão sobre a realidade dos migrantes. E em 27 de Março juntamente com a Legião de Maria jovem realizaram uma marcha, ida e volta, desde a Paróquia até aos quarteis, acompanhados com elementos da Divisão da Polícia de Viana entregando folhetos de sensibilização aos automobilistas sobre a sinistralidade rodoviária.

Em Junho tiveram formação na Paróquia de Santa Cruz (Zango II) com o tema: "como acolher o migrante."De 25 a 27 participaram na Assembleia nacional dos Emigrantes no Golf II, na casa da Divina Providência. Em 31 de Outubro realizaram eleições paroquias par escolher os novos dirigentes da Comissão Diocesana.

A 14 de Novembro participaram num Workshop sobre sinistralidade rodoviária com diversas organizações de transporte e orientado pelo super-intendente chefe António Pinduca.

Todos os domingos nas 3 Eucaristias acolhem os visitantes ao nosso culto e lhes dão orientações sobre a vida da comunidade católica.

MOVIMENTOS APOSTÓLICOS: são vários: 01 - LEGIÃO DE MARIA

Em 2 de Agosto a Cúria Nossa Senhora da Boa Nova foi elevada a Comitium, ficando a controlar 5 Cúrias das Paróquias vizinhas. Assim controla 246 membros ativos e 70 auxiliares.

ACTIVIDADES: Visitas domiciliares, aos hospitais, aos idosos, incentivar à participação na santa missa, visita a crianças, assistência aos óbitos, conselhos a casais desavindos; tem 11 catequistas de catequese diversificada e 11 Ministros extraordinários da Comunhão.

DIFICULDADES: Falta de material para os praesidia, como manuais, Vexilium e de uma sala própria para reuniões.

02 - PROMAICA

PROMAICA: Promoção da mulher Angolana na Igreja Católica. No momento este Movimento conta a participação de· cerca de mil mulheres, divididas por todas as comunidades que constituem esta paróquia. Trabalha em duas vertentes ESPIRITUAL e SOCIAL. Na vertente espiritual incentiva a mulher a participar na vida espiritual da Paróquia, em especial na catequese e na oração: assim este ano, 20 foram batizadas, 21 fizeram a lª comunhão, 34 o Santo Crisma, 40 avançaram para o casamento e 28 participam na catequese penitencial.

No aspecto social: Participaçamos na alfabetização, visitas aos doentes nos hospitais e nas comunidades e distribuimos bens alimentares e roupa.

Participaram em diversas formações: para o secretariado, na Paróquia do Verbo Divino, na Bíblia, na nossa Paróquia.

Dificuldades: Uso exagerdo do álcool entre as mulheres; fracasso na participação das casadas nas atividades e cargos diretivos e pouca aderência ao pagamento das cotas.

PERSPECTIVAS: Queremos no próximo ano um formador em culinária, em pastelaria, em custura e em artes e ofícios

03 - APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Objetivo do Apostolado da Oração é viver o oferecimento da obras do dia, divulgar as intenções do Santo Padre, participar no Mistério Eucarístico, promover a devoção aos Corações de Jesus e Maria e as intensões da Igreja.

Participou nos retiros da quaresma, solenidade do Coração de Jesus, festa de São Francisco Xavier e nas horas de Adoração nas primeiras quintas feiras de cada mês.

04 - MOVIMENTO EUCARÍSTICO JUVENIL

Adestrito ao Apostolado da Oração, promove o Espírito Eucarístico entre os jovens.

05 - I.A.M. E LIGA MISSIONÁRIA:

Fundado nesta Paróquia há dezanove anos, tem como assistente espiritual a Irmã Amélia Bimbi Capoco, FHIC e como coordenador o irmão Adriano Chicoca. Tem as suas reuniões semanais aos sábados e domingos, durante as quais partilha o Palavra, e temas religiosos e sociais. Actualmente a Liga Missionária é constituída por 150 membros e a Infância Missionária por 350. Tem núcleos nos centros de Santa Maria Mãe de Deus, Santo António e Sagrado Coração de Jesus, Santo António-Mulevos, Bom Pastor, Santo António, Chi.muco. Actividades: Em Janeiro foi a programação.

E na festa da Epifania já reuinram as crianças num clima de irmandade. Em março na festa do caloiro acolheram os novos membros. Em maio celebraram o aniversário da fundação do Movimento. Realizaram visitas às casas dos membros para conhecerem a sua família. Em Junho realizaram a Fest-IAM: feira infantil com palestras e tarde recreativa, jogos e concursos. O Mês de Outubro, mês das Missões salientamos a compromisso feito por 33 novos membros. Em novembro, houve doações de bens alimentares e vestuário na REMAR, organização não governamental de apoio a crianças, jovens e idosos com deficiências mentais, droga, abandonados. Esta organizar depende só de ajuda caritativa.

Faltamos em algumas actividades programadas, como vistas a Centro médico, ao

OS-RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO:

A prática do RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e seus dons a fim de nos tomar discípulos de Jesus Cristo. Foi fundado na nossa Paróquia em Outubro de 2003 e atualmente, existem seis núcleos. Tem como objetivo levar os seus membros a fazer um encontro pessoal com Jesus Cristo e aceitar que Ele é o único Senhor e Salvador, evangelizar para a conversão dos seus membros de que já resultou a inscrição de muitos na catequese e no casamento, no batismo e 1 ª comunhão.

Seminário da Boa-Nova, ao museu da História nacional e na peregrinação à Muxima.

Tem a sua assembleia semanal de oração nas quintas feiras às 15h. O núcleo reúnem 3 feira para preparar a Assembleia. Ao longo do ano realizou várias novenas

06 - MOVIMENTO DA DIVINA MISERICÓRDIA:

 

Este movimento teve origem em Portugal e foi trazido para Luanda autorizado por sua Ex.eia Rev.ma Dom Pedro Luís Scarpa, bispo auxiliar, em 1986. Chegou à Paróquia da Boa Nova ­Viana em 2014. Participou em diversas atividades como retiros, novenas, formações, peregrinação a S. José Calumbo, visitas e troca de experiências entre grupos, entrega de donativos ao seminário de Luanda, visitas ao sanatório e aos hospitais da Maria Pia, da Esperança e Américo Boavida.

07 - AS FILHAS DE MARIA

Este Movimento ainda não está reconhecido oficialmente na nossa Diocese. Já apresentou a documentação pedida para esse fim. Recebeu autorização oral para trabalharem. Este ano fez o compromisso de alguns membros e apoia as crianças na sua caminhada para se integrarem no Movimento.

08 - MOVIMENTO TERESIANO:

Este Movimento está ligado às Irmãs T eresianas e incute o espírito de oração de Santa Teresa de Jesus. As suas atividades foram participar em reuniões de formação para o compromisso, vivência quaresmal, em relação com as festa da Congregação, com Santo Henrique de Ossó (fundador das Teresianas), retiros, escola de oração, colóquio do 5° centenário do nascimento de Santa Teresa; Em junho a festa dos amiguinhos de Jesus; promoção de atividades culturais e desportivas

10 - JUVENTUDE MARIANA VICENTINA: Apoiado pelas Irmãs Vicentinas. Fizeram o seu compromisso acompanhado pelas Irmãs e por um padre da Congregação.

CONCLUSÃO:

Ao fim destes anos em que estou à frente desta imensa Paróquia, imensa não tanto no terreno, mas na sua população e nos muitos e grandes desafios que se colocam à nossa Evangelização, quase fico com a sensação de nada ou quase nada ter realizado, perante o imenso trabalho de formação que se faz sentir.

- No campo da Evangelização e da catequese: os catequistas são os primeiros a necessitarem de formação: Reuniões, acompanhamento, incentivos. Esbarramos com a limitação no tempo. A catequese está limitada só aos sábados de manhã e de tarde. Estudam. Trabalham. "A messe é grande e os trabalhadores são poucos". Grande dificuldade em encontrar tempo para realizar ações de formação.

O que se diz para a catequese, dizemos para todos os Movimentos Apostólicos no seu acompanhamento formativo e espiritual. Na conversa com os noivos vejo quanta ignorância religiosa. Não sabem a doutrina. Não conhecem os mandamentos da Lei de Deus. Não entendem o que são os Sacramentos. Alguns noivos casaram com mais de 50 ou 60 anos. Foram batizados em criança! Nunca confessaram! Nunca comungaram! Não se reza em família. Não se lê a Bíblia. Como ficam os filhos? Sem educação! Depois as seitas proliferam em todos os cantos. Oferecem a cura das suas doenças físicas ou psíquicas. Oferecem a resolução dos seus problemas: prometem prosperidade, emprego, bem-estar, e a salvação! Porque os nossos cristãos têm formação, não se sabem defender, e levados pelos interesses imediatos, aceitam todas as propostas que se lhes apresentam. Fala-se que crianças e muitos jovens cristãos estão a aderir às seitas. Que fazer?

NO CAMPO SOCIAL: A população da nossa Paróquia é praticamente toda deslocada pela guerra. Veio de todas as províncias do país. O bairro não tem condições básicas para viver dignamente: Sem saneamento básico, as construções anárquicas, sem atender às correntes das águas pluviais; ruas não asfaltadas, cheias de buracos que nas chuvas se tornam lagoas, que se mantêm até durante o tempo seco. Não há recolha do lixo, nem sequer lugar para o depositar. Deposita-se nas ruas. A maior parte destas estão intransitáveis devido às lagoas e ao lixo. Doenças, óbitos! Os cristãos para virem à Igreja, à escola e ao posto médico têm de dar voltas enormes. Na reconstrução do caminho-de-ferro, feita já na vigência da Paróquia, não deixaram passagem de nível para o bairro, apesar de o Pároco ter chamado a atenção aos responsáveis que acompanhavam as obras. As ruas adjacentes à Paróquia transformaram-se em mercado, que produz lixo e quase inviabiliza a entrada na Paróquia. Tem duas entradas. No tempo das chuvas só fica uma: a passagem de nível da empresa SICCAL, a quem temos de pedir licença para passar, quando queremos sair ou entrar! E quando chove torrencialmente, como já aconteceu 4 vezes este ano, à volta da Igreja fica uma lagoa! A I3 vez, em .Novembro, para ir da casa paroquial à Igreja a água chegava aos joelhos! É uma situação muito, muito difícil. Desde a fundação da Paróquia se tem posto a questão às autoridades: Governo Provincial, Governo Municipal, direção do caminho-de-ferro. Até hoje, não há uma resposta! O bairro da estalagem Km Bl2 e 14 não existe no mapa das autoridades governamentais!

Quase todos os dias pessoas acorrem à Paróquia exigindo dinheiro para as suas consultas e medicamentos e resoluções dos seus problemas económicos; outras para regressarem às suas províncias de origem. Até para irem buscar crianças raptadas neste bairro e que apareceram noutras províncias, exigem dinheiro. Será que a Paróquia tem obrigação de resolver todos esses problemas? Todos os domingos há anúncios de pessoas, sobretudo crianças, desaparecidas. O posto sanitário todos os dias atende quase um centena de crianças desnutridas. Não recebe apoio financeiro e ainda por cima tem de pagar imposto do bem que faz. Pediram a isenção. Foi recusada! Em resposta: o imposto serve para o governo resolver os problemas socais!!! O nosso posto posto não está a resolver a saúde do povo!!

NECESSIDADES DE NOVAS ESTRUTURAS - DESAFIOS

Para todo este movimento que se desenvolve semanalmente nesta Paróquia sentimos a necessidade urgente da construção de novos edifícios.

1 º- SALÃO PAROQUIAL: É necessário concluir o salão mais amplo que albergue entre 500 a 800 pessoas para reuniões, encontros de formação. Estes encontros, reuniões de pais e encarregados de educação, retiros de todos os Movimentos e outros, com mais pessoas têm-se realizado no recinto do posto médico. Mas não é de modo nenhum aconselhável reunir neste espaço. Todos os dias é invadido por pessoas com doenças: tuberculose, pulmonares, e outras. Reunir lá, não será ocasião de propagar mais doenças?

Ainda esperamos aumentar mais salas, para informática e sede dos Movimentos Apostólicos. Que também reclamam espaços para reunir e conservar os seus utensílios e material próprio dos Movimentos. Mas o orçamento apresentado não deixou levar avante a construção deste projeto. Assim, o único espaço amplo atual é a Igreja. Que também por si, não é um espaço próprio para estes encontros. Já está muito devassada. As pessoas entram, passam sem atenção nenhuma ao lugar sagrado, de oração, de meditação e recolhimento para serve este local. Os jovens e crianças colocam seus telemóveis a carregar. Falam. Vêm programas enquanto carregam os aparelhos. Conservamos a Igreja durante o dia aberta para que as pessoas entrem e rezem. Infelizmente muitas não entendem. Até vêm dormir na Igreja!

2º - A IGREJA PAROQUIAL também precisa de uma reparação: o telhado está podre nas juntas das chapas. Quando chove já se toma problema. A sorte é que, embora esteja a chover muito, tem chovido poucas vezes durante as celebrações. E mexendo no teto também convém fazer outros consertos. Os bancos fixos ao chão também precisam de uma revisão.

3º - RESIDÊNCIA PAROQUIAL: A atual residência Paroquial vai resolvendo a situação, mas não responde a todas as necessidades de uma Paróquia com o movimento que esta tem. Já se fez também um projeto para a construção de uma residência Paroquial. Está guardado.

4° - SALAS PARA A ESCOLA: A nossa escola desenrola-se em redor da Igreja, dentro do quintalão, cujas dimensões são uma ótima aquisição. É um espaço precioso. Mas o nosso Bispo apela a que junto da Igreja não haja salas de aulas. Sim, ao fim deste ano de vida aqui acho oportuno esta posição. O barulho das crianças atrapalha o nosso trabalho, quer na secretaria, quer na Igreja, que também tem celebrações no horário escolar. Sobretudo no tempo do recreio o barulho das crianças incomoda. Por vezes há atividades na Igreja que também incomoda as aulas.

A Paróquia comprou um quintalão a cerca de 500 ou 600 metros, no meio do bairro.

Porder-se-ia aproveitar este terreno para construir salas de aulas. Construindo esta escola, com salas suficientes, as salas junto da Igreja ficariam para os Movimentos Apostólicos, referidos já neste relatório e não têm onde reunir. E afastar-se-ia o incómodo do barulho.

A mesma secretaria da escola tem instalações muito débeis e apertadas. Precisa-se de uma remodelação, para responder melhor.

- SEDE DOS ESCUTEIROS: A sede dos escuteiros é constituída por um contentor, já ferrugento e podre. Tem buracos. Gatos e ratos entram e estragam o material guardado. Necessitam também de construir a sua sede.

Felizmente há espaço para todas estas construções. Mas para isso, precisamos de pessoas, arquitetos ou engenheiros, que estudem o espaço e os projetos e assim utilizar bem o espaço.

- CONSTRUÇÃO DE CAPELAS: algumas Comunidades, pelo menos 6, estão a construir a suas capelas, já com dimensões de Igreja. Há Igrejas Paroquiais mais pequenas que estas capelas. Algumas foram ajudadas economicamente pelo P. Laurindo Neto. Agora outras não foram apoiadas pelo padre Neto. Mas estão a pedir ajuda financeira para a sua conclusão.

- DESAFIO ECONÓMICO: Todas estas construções exigem condições económicas, fundos! Como consegui-los?

- OS CARROS: A Paróquia tem 1 carro. É outro desafio. Mesmo sendo novo, vai estragar rapidamente devido à situação das ruas, que mesmo durante o tempo seco mantém água nas ruas cheias de buracos. Ao fim de cada viagem ao bairro o carro chega todo enlameado

9º - ÚLTIMA QUESTÃO E GRANDE DESAFIO ( que eu sinto):

A assistência espiritual aos cristãos da área dos centros de Sagrado Coração de Jesus, Santo António, Santa Maria Mãe de Deus, Santa Catarina e Três Pastorinhos. Indiretamente esta Paróquia está a prestar a assistência possível a estes centros. Na prática resume-se às missas aos domingos. Mas não se pode reduzir apenas à Eucaristia. É urgente prestar uma assistência do padre mais próxima dos cristãos, em todos os setores da Pastoral. Graças a Deus que os cristãos já sentem essa necessidade. Por isso peço ao Senhor Bispo e ao Secretariado de Pastoral que veja como resolver este acompanhamento de um padre mais próximo dos cristãos. As seitas aí estão a aproveitar a nossa ausência. Quando nós falamos que o Centro de Guadalupe pertence à Paróquia da Santíssima Trindade, eles respondem que os padres não vivem perto. Estão em Viana. É isso mesmo, não querem só a missa aos domingos. Querem mais.

Para cúmulo as ruas estão de tal maneira que se toma quase impossível a nossa ida as estas comunidades, sobretudo no tempo das chuvas.

Previous
Next

Informações da Paróquia

Data de Fundação

Localização

Cartório - Atendimento

Escutas e Confissões

Horários de Missa


1ª Missa: 07h30 / Adultos
2ª Missa: 10h00 / Crianças
3ª Missa: 11h00 / Jovens

06h30

Quintas-feiras 17h:00

Comissão de Catequese

Contactos

Comunidade Rainha dos Ceus

Notícias

Jubileu da Paróquia

Paróquia de Nossa Senhora das Mercês celebra 10 anos desde a sua Erecção Canónica em 24 de Setembro de 2011....

Ler mais

Missa de Jubileu

A missa central em alusão ao Jubileu da paróquia será realizada no domingo dia 26 de setembro de 2021 às...

Ler mais

Galeria

Vídeos

O Pároco

Pe. Fernando José Matapalo

10 de Abril de 2016

Missionários

Comunidades

Catequista: Arcanjo Lourenço Cufumana

Grupos e Movimentos

Histórico de Missionários

Párocos

Vigários da Paróquia