Aberto o Ano Vocacional na Diocese de Viana

Teve lugar na Paróquia Santa Cruz, no Zango II, Diocese de Viana, no último Domingo, 07 de novembro, a abertura do Ano Vocacional Diocesano.
A missa de abertura foi presidida pelo Reverendo Padre Cláudio Mateus, Coordenador Diocesano para a Pastoral Vocacional. Concelebraram os Padres Ricardo Mishiti e Frei João Baptista Canjenjenga, OFM.
Estiveram presentes à celebração vocacionados, Religiosas, Casais animadores e coordenadores da Pastoral vocacional das distintas Paróquias, Centros Pastorais e Comunidades Fé.
O Pároco, Pe. Ricardo, explicando as leituras do XXXII Domingo do Tempo Comum aconselhou os presentes a esperar e contar sempre com a Providência Divina.
Dirigindo-se mais propriamente aos vocacionados, fez saber que no processo vocacional é necessário pedir a orientação de Deus, para que Ele indique a melhor decisão a ser tomada e ajude também a perceber se essa mesma decisão é vontade Dele.
Servindo-se de exemplos biográficos e tomando como exemplo os casais e demais consagrados, o sacerdote ressaltou que estes já fizeram suas escolhas um dia, e chegará a altura dos vocacionados fazerem também suas respectivas escolhas e que elas sejam feitas a partir daquilo que Jesus ensina, como outrora fizeram os seus discípulos. Assim como a viúva de Sarepta deu tudo o que tinha, o vocacionado deve doar-se sem reservas.
Recorrendo a própria experiência de fé e a devoção que tem à Nossa Senhora, dois elementos importantes no seu discernimento e decisão vocacional, o Padre Ricardo concluiu a homilia aconselhando os vocacionados a acreditarem na existência de Nossa Senhora e na Divina Providência para o discernimento vocacional.
No fim da celebração, foram apresentados todos os coordenadores e animadores das Paróquias, dos Centros Pastorais e das Comunidades, ali presentes.