Assembleia Plenária da CEAST: Criança no centro da Acção Pastoral

Arrancou na manhã de quarta-feira, 23 de Agosto, a segunda Assembleia plenária Anual da CEAST, na sede da Conferência Episcopal, em Luanda.

Começada com a oração da hora intermédia, e na presença do Núncio Apostólico em Angola, estiveram vários órgãos de comunicação social a cobrir a cerimónia de abertura.

E a abertura coube ao Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo da Arquidiocese de Saurimo.

Depois de ter saudado os presentes e de ter feito referência aos acontecimentos que marcaram o ano – com a nomeação de novos Bispos, vista do Secretário de Estado do Vaticano, nomeação e ordenação do primeiro Núncio Apostólico angolano – Dom José Manuel Imbamba voltou o olhar para a criança e para o triénio à ela dedicado pela CEAST.

“O foco da nossa acção pastoral continua sendo ocupado pelas crianças. Já estamos às portas do terceiro ano do triénio dedicado à criança, sob o lema: ‘Dos pequeninos é o Reino dos Céus’”.

A seguir falou da temática que vai orientar o terceiro ano do triénio, dizendo: “neste terceiro ano a nossa atenção voltar-se-á para a temática da integração social das crianças, tão maltratadas pelas famílias e sociedade, segundo relato dos últimos dias. Recordo que o objectivo do triénio é aprofundar e incrementar a consciência no seio das familiar, da Igreja e da sociedade, sobre a dignidade das crianças e sobre a necessidade de colocá-las no centro das atenções e preocupações e empenhos das demais instituições sociais”.

Dom José Manuel Imbamba aproveitou a ocasião para renovar o apelo já por ele feito há algum tempo atrás.

“Renovo, por conseguinte, o meu apelo a todos os fiéis e pessoas de boa vontade, a fim de redobrarmos os esforços tendentes, a criar e promover iniciativas à luz do documentos do magistério da Igreja que nos permitam colher frutos promissores e dignos”.

O Presidente da CEAST fez referência também ao empenho que é pedido as comissões de Igreja têm na vivência do triénio.

“As Comissões de Evangelização e Catequese e da Pastoral da Criança, devem prosseguir abnegada e pacientemente a sua missão, a fim de lançarmos novas sementes evangélicas e culturais, nas famílias e na sociedade em geral, e desta maneira além de prevenirmos os vários males que contra elas são cometidos diariamente, lançarmos bases sólidas para uma sociedade de virtudes, ética e valores autênticos. Neste sentido, as escolas católicas jogam e jogaram um papel fundamental. Só assim, creio eu, poderemos ter o futuro de progresso e realização plena que todos almejamos”.

A Assembleia que reúne Bispos e Arcebispos das Dioceses e Arquidioceses de Angola e São Tomé, começou na manhã de quarta-feira e vai até ao dia 28 de Agosto.

O encontro decorre na Sede da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, em Luanda.