Aconteceu a primeira Peregrinação Diocesana de Viana com crianças à Muxima

A Diocese de Viana realizou terça-feira, dia 22 de Agosto, a primeira Peregrinação com crianças ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Muxima.

Com um programa adaptado a circunstância, crianças das Paróquias e dos Centros Pastorais viveram o dia de peregrinação com alegria, fé e devoção. Juntas elas cantaram aquele que é já um hino de todas as peregrinações: “Mama Muxima Tueza ko kwé”.

Rezaram o terço, tiveram a catequese e a seguir participaram da Celebração Eucarística, no mesmo dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora Rainha.

Dom Emílio Sumbelelo começou a homilia com um anúncio que é um compromisso.

“Muitos estão aqui pela primeira, não é?! … E vamos ver se no próximo ano vamos repetir outra vez esta peregrinação, antes da grande peregrinação. Assim nos vamos habituar a visitar a nossa Mamã Muxima, o nosso Santuário, a Casa de Oração”.

A seguir falou das motivações para a peregrinação, levando as crianças a compreender elementos importantes na vida de qualquer pessoa.

Gratidão é um desse elementos e o Bispo da Diocese de Viana fez questão de mostrar o porquê agradecer a Deus.
“Nós queremos agradecê-lo, de modo particular, por nos ter dado a Sua Mãe, a Virgem Maria, como nossa mãe. Assim todos nós temos duas mães: uma que está conosco e outra que está lá nos céus, que nos espera, mas também que nos ajuda aqui a crescer nas coisas de Deus”.

A seguir, falou de um outro motivo pelo qual ali estavam as crianças para agradecer.

“Estamos aqui também para agradecer a Jesus, porque esta Sua Mãe que é também nossa Mãe, Jesus a fez a nossa Rainha, e esta Rainha cuida dos Seus filhos, e esta Rainha se preocupa com os Seus súbditos, amando-os e intercedendo sempre por eles”.

Os peregrinos estavam ali no Santuário também para rezar, e para rezar por intensões bem precisas. A primeira é de o fazer uns pelos outros.

“E queremos vindo a casa da Mamã Muxima, colocar, nas mãos da nossa Mamã, primeiro os nossos sonhos, sobretudo os sonhos de todas as crianças, não só da nossa Diocese, não só da nossa Província de Luanda, mas de todas as crianças de Angola, para que a nossa Mãe satisfaça e torne uma realidade os sonhos de meninos e meninas que estão aqui. Cada um está a estudar e sonha amanhã ter uma profissão, ser útil aos outros, ser útil a sociedade, e tudo isso vamos colocar nas mãos de Maria nossa Mãe”.

Os Pais não ficaram de fora das orações dos mais pequenos, enquanto estes estiveram no recinto do Santuário. Por isso pediram, “para que Nossa Senhora, aquela que foi Mãe, ensine as nossas mães e aos nossos pais a cuidar muito bem de nós”.

Mas essas não foram as únicas intensões que as crianças levaram ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima. Elas indo aquele lugar de oração, também quiseram rezar pelos governantes, dos mais vários estratos.

“Nesta missa e vindo à casa de Nossa Senhora, queremos rezar pelos governantes do nosso país, Angola. Por todos aqueles que nos governam, começando pelo presidente, pelos governadores, pelos administradores, para que Nossa Senhora interceda por eles, para que Jesus derrame muita sabedoria para que nos possam governar bem na paz, na prosperidade e sobretudo na tranquilidade. Rezamos também para que o Senhor lhes dê muita, mas muita saúde”.

Intenções levadas pelas crianças ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Muxima, ditas em voz alta durante a homilia de Dom Emílio Sumbelelo na missa de encerramento da Primeira Peregrinação com crianças organizada pela Diocese de Viana.

Crianças das Paróquias e dos Centros Pastorais, da Diocese, viveram um dia de peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da conceição, na Muxima, com alegria, fé e devoção.

A peregrinação acontece dentro da vivência do triénio da CEAST dedicado à criança e coincidiu com o dia em que a Igreja celebrou Nossa Senhora Rainha.

1 Comments

1. Pingback:Imagem Peregrina da Muxima chegou ao fim da tarde de hoje a Diocese de Viana – Diocese de Viana