Imagem Peregrina da Muxima chegou ao fim da tarde de hoje a Diocese de Viana

A Peregrinação Muxima 2023, tem o seu ponto alto nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, quando peregrinos e devotos encherem o recinto do Santuário.

Desde o dia 22 de Agosto que ela foi aberta. Nesse dia crianças da Diocese de Viana foram, em peregrinação ao Santuário da Mãe do Coração.

Depois desse dia, a Imagem peregrina começou a percorrer algumas Paróquias da Diocese de Caxito e da Arquidiocese de Luanda, de onde saiu está tarde para a Diocese de Viana.

A Imagem Peregrina foi entregue a Diocese de Viana, pelo Arcebispo da Arquidiocese de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, às mãos de Dom Emílio Sumbelelo que depois de a ter recebido falou da iniciativa tida de fazer a Imagem Peregrina visitar os seus filhos.

“Este ano quisemos que a Imagem de Nossa Senhora, visitasse as nossas famílias, as nossas dioceses de Caxito, Viana e Luanda. Que ela percorresse e visse como vivemos e como estamos. Está é a terceira e última etapa (…) e veio acompanhada pelo Arcebispo de Luanda, até aqui a sede da Diocese, a Catedral”.

O Bispo da Diocese de Viana, era uma pessoa feliz e alegre, no momento em que recebeu a Imagem peregrina na sua Diocese.

“Sentimo-nos felizes como quando um filho ou uma filha, recebe a sua mãe em casa. Sente-se contente por ter a seu lado aquela a quem tanto ama. Também são esses os sentimentos de alegria, mas sobretudo para manifestarmos o nosso carinho e a nossa estima que temos para com a Mãe do céu, Mãe de Jesus e nossa Mãe. E creio que nestes dias que andará por estas terras de Viana, iremos dirigir à Ela, para além das nossas orações de súplica e de agradecimento, lhe vamos abrir os nossos corações para que Ela interceda por cada família, por cada membro desta Diocese, e obtenha junto de Seu Filho, Jesus Cristo, as graças que tanto necessitamos”.

Dom Emílio Sumbelelo, convidou as famílias a continuar a ter esperança em Jesus, através da intercessão de Maria, atende todas as preces.

“Eu convido-as a continuarem a ter esperança, esperança em Jesus Cristo, esperança em Deus, e que sejam consoladas as famílias através da intercessão de Nossa Senhora. E quando poderem passar por aqui, pela Catedral, ou amanhã pela Igreja de Santa Cruz, que o façam para abrirem os seus corações à Virgem Mãe, aquela que intercede por nós, e que nos vai dizendo nestes momentos críticos da nossa vida, da vida das nossas famílias, ela nos vai repetindo em tudo procurar fazer a vontade de seu Filho Jesus Cristo. Onde está Maria há sempre alegria, onde está a Mãe do Céu, não faltará aquele aconchego e aquele carinho”.

A Imagem da Virgem Peregrina já está na Diocese de Viana. Na noite de hoje e na manhã de amanhã fica na Catedral da Diocese, depois vai para a a Paróquia da Santa Cruz, e depois para a Paróquia de Santa Teresa de Jesus, antes de regressar ao Santuário, na tarde/princípio de noites de Sábado.

A Imagem peregrina está a percorrer algumas Paróquias da Diocese de Caxito e da Arquidiocese de Luanda, de onde veio para a Diocese de Viana.