Mini Congresso da PROMAICA da Diocese de Viana junta 310 delegadas

A PROMAICA na Diocese de Viana encerrou este sábado o seu Mini Congresso, que vinha a decorrer desde o dia 24 de Agosto.

O evento aconteceu na Paróquia de São Francisco de Assis sob orientação da Coordenadora Diocesana, Emiliana Nachemba, e teve como lema: “PROMAICA, Fiel à sua Identidade e Missão”.

Participaram dele delegadas vindas das Paróquias e de Centros Pastorais, o director espiritual diocesano, bem como alguns sacerdotes e religiosas que acompanham o movimento.

Temas como “A mulher, um Dom para a Igreja e para o Mundo”, “ PROMAICA, Ontem e Hoje: Desafios e Perspectivas para o Futuro” e “A Gestão e a Auto Sustentabilidade da PROMAICA”, foram apresentados e depois trabalhados por todas as delegadas.

No fim dos três dias trabalho, os trezentos e dez congressistas chegaram, entre outras, às seguintes conclusões: “A Eucaristia é o Pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza”, “As causas da superstição acarreta pobreza e faz com que as pessoas, vivam da ignorância e para acabar com este mal é preciso formação académica profissional e religiosa”, “Devemos acompanhar o desenvolvimento desenvolvimento da mulher em todos os níveis resgatando valores, hábitos e costumes e implementar projectos de geração de renda e formações contínuas como: pastelaria, culinária, corte e costura, informática e incentivar a alfabetização nas comunidades, capelas e zonas”.

Além das conclusões o Mini Congresso fez algumas recomendações. Dentre elas destacamos, “Incentivar a mulher a criar a Igreja Doméstica, ensinar os filhos a rezar e a ter respeito pelas coisas Sagradas”, “Incentivar as famílias a desenvolver o hábito da poupança, implementar a agricultura e a criação de empresas familiares” e “Incentivar as mulheres da PROMAICA a trabalhar na sensibilização de questões ambientais nas comunidades”.

O evento terminado neste sábado, dia 26 de Agosto, se inscreve no caminho desenhado pelo movimento, rumo ao Congresso Nacional a realizar-se no mês de Agosto de 2024, na Arquidiocese de Luanda.