Diocese de Viana: Renúncia Quaresmal 2024 é para Seminário Diocesano do Kuito-Bié

Este ano, a renúncia quaresmal da Diocese de Viana é destinada à formação de futuros sacerdotes na Diocese do Kuito-Bié.

A informação está numa nota assinada por Dom Emílio Sumbelelo, intitulada “Renúncia Quaresmal – Ano2024” dirigida aos sacerdotes, aos religiosos e às religiosas, bem como aos fiéis de toda a Diocese, no dia 8 de Fevereiro deste ano, dia em que a Igreja celebrou a memória de Santa Bakita.

O Bispo da Diocese de Viana refere no documento que “depois de ter escutado os nossos Padres responsáveis dos nossos arciprestados, convido a todos como Família Diocesana de Viana, a realizar a renúncia quaresmal a favor do Seminário Menor e Propedêutico da Diocese do Kuito-Bié”.

A seguir são apresentadas as razões que levaram a escolha, que estão ligadas às dificuldades por que tem passado a instituição, “desde que o seu Pastor partiu para a Casa do Pai”. O risco de fechar as portas é grande, apesar de, como sublinha a nota, o Administrador Diocesano juntamente com os formadores, estarem a fazer o que podem “para que não se fechem as portas, mandando para casa os seminaristas”.

Lançando como que um apelo ao coração de todos os diocesanos, Dom Emílio Sumbelelo escreve na nota distribuída por ocasião da quaresma deste ano, o seguinte: “Eles, como nós, acreditam que o “Seminário é um laboratório de esperança para uma Diocese”. Com o pouco que temos aprendamos a partilhar com os outros e Deus saberá recompensar-nos com aquela moeda que só Ele conhece”.

Tendo em conta o objectivo da renúncia quaresmal deste ano, foi orientado aos responsáveis das comunidades paroquiais e das comunidades dos Centros Pastorais que ajudassem a dinamizar este exercício de caridade nas próprias comunidades.

“Assim para além das ofertas singulares e espontâneas, em dois domingos da Quaresma, alternados e anunciados com tempo, fossem feitos os peditórios especiais para essa finalidade”.

A Renúncia Quaresmal na Diocese de Viana é feita também pelas comunidades religiosas ali sediadas e o resultado de todo esse exercício de caridade é entregue durante o ofertório da Missa Crismal. Nesse dia, que este ano é o dia 28 de Março, “cada Pároco, Reitor ou superiora da comunidade fará a entrega do fruto da recolha” que posteriormente se fará “chegar ao Reitor do Seminário Menor e Propedêutico do Kuito-Bié, refere a nota.

1 Comments

1. Pingback:“Sacerdotes a exemplo e medida do Bom Pastor” – pediu Dom Sumbelelo na Missa Crismal – Diocese de Viana