CEAST está preocupada com a violência e a insegurança nos centros urbanos

Abertura dos trabalhos da II Assembleia Ordinária da CEAST aconteceu hoje dia 06 de Outubro de 2021. Os trabalhos se vão estender até ao dia 11.
Ao falar no acto de abertura, Dom Filomeno Vieira Dias, Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, manifestou preocupação em relação a actual situação que Angola vive.
“Hoje a violência toma conta do meio urbano e assusta as pessoas, angolanos e estrangeiros residentes no país que se sentem inseguros e com medo”
Os bens eclesiásticos não têm estado isentos das acções de marginais, pois “mais de 60 instituições: paróquias, escolas, centros de saúde, residências Paroquiais e de religiosas sofreram assaltos. Algumas a dois passos de unidades policiais como a Igreja da Nazaré, em Luanda, paralela ao edifício do ministério do Interior, e a dos Remédios, no mesmo largo da primeira esquadra de Luanda”.
Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, está preocupado com as consequências que advêm de uma tal situação de violência e que se mistura ao desespero no qual vivem os cidadãos. Uma delas é “justamente o facto de a polícia ser, neste momento, uma das instituições que nestes dias menos confiança e aprovação recebe dos cidadãos”.
E por o cidadão não saber em quem confiar, a presente situação “…obriga muitas vezes a procura de uma segurança particular ou a prática da justiça por mãos próprias. E isso não é bom” – adverte o Arcebispo.
A polícia tem uma função específica e nobre numa sociedade “zelar pela segurança pública fornecendo proteção ao cidadão, e aos bens públicos e privados e proporcionando a comunidade viver com harmonia. Esta é a sua finalidade, esta é a sua natureza, esta é a sua razão de ser.
O Presidente da CEAST fez um voto em relação ao actual momento que vive a polícia em Angola. ” O nosso voto é vermos a nossa polícia a recuperar a sua incorruptível e sublime missão para o bem de toda a sociedade”.
Ainda fizeram parte do discurso de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, aspectos ligados a vida da Igreja, ao Sínodo e à eleição da nova equipa directiva da CEAST.
Os trabalhos da II Assembleia Ordinária da CEAST estão a decorrer em Luanda, na sede da Conferência Episcopal.