Viana é “Uma Diocese que caminha de mãos dadas com as suas famílias”

A Diocese de Viana, em Angola, celebrou este domingo, 3 de Outubro, o dia do padroeiro, São Francisco de Assis, e consequentemente o seu dia.
A data foi antecipada para o Domingo mais próximo para dar a oportunidade haver uma celebração festiva, já que este ano a data calhou numa segunda-feira.
Muitos cristãos se juntaram ao Bispo e ao Clero na Catedral, para agradecer a Deus pelas Graças recebidas ao longo de todo estes a nos.
Depois de agradecer a todos aqueles que contribuíram para o crescimento da Diocese, Dom Emílio Sumbelelo revelou que “Da festa deste ano até a do próximo ano, queremos um pano de fundo e compromisso, um olhar ardente para a família, e de modo particular para as crianças que são a flor mais bela da família e a esperança da sociedade angolana e da nossa Diocese de Viana”.
As Paróquias são os lugares onde esse compromisso deverá ser visível e é por essa razão que o “tornar possível nas nossas Paróquias, nos nossos centros pastorais este lema: Uma Diocese que caminha de mãos dadas com as suas famílias” – disse o Bispo da Diocese de Viana, seja necessário e urgente. E como que a querer lançar uma advertência geral, acrescentou: “…sem deixar ninguém para trás”.
Dom Emílio Sumbelelo, lançou as bases para o novo ano pastoral diocesano durante a homília da missa deste Domingo.
A festa do Padroeiro da Diocese, São Francisco de Assis, acontece precisamente um mês depois do arranque do ano catequético.
A Diocese de Viana hoje conta com 22 Paróquias, 8 Centros Pastorais e 2 Santuários. Foi erecta pelo Papa Bento XVI a 6 de junho de 2007 e teve como primeiro Bispo Dom Joaquim Ferreira Lopes, sucedido no cargo por Dom Emílio Sumbelelo.

1 Comments

1. Pingback:Pastoral da Criança no centro do primeiro ano do triénio dedicado à criança – Diocese de Viana