Consagrados da Diocese de Viana celebram o seu dia com convite a renovação

Missionários da Diocese de Viana juntaram-se na Paróquia de São Francisco de Assis para celebrar o dia do consagrado.

A festa que coincide com o celebração da Apresentação de Jesus no Templo, teve um momento de reflexão que foi seguido de uma celebração eucaristica, presidida por Dom Emílio Sumbelelo.

O Bispo da Diocese de Viana explicou que a festa litúrgica de hoje “celebra o encontro da humanidade com o seu Senhor na Igreja”. Em Simeão e Ana está representada toda a humanidade, sublinhou.

A partir 1997, e por vontade de João Paulo II, o dia passou a ser celebrado em toda a Igreja como dia especial para toda a vida consagrada, recordou o presidente da celebração.

Aos consagrados lembrou três motivos que levam a celebrar o dia do consagrado, motivos esses que ajudam cada um dos consagrados a viver o dia como seu.

O primeiro motivo é o “louvar e agradecer ao Senhor pelo dom da vida consagrada na sua Igreja”.

O segundo é “promover o conhecimento e a estima da vida consagrada por parte de todo o povo de Deus. Que todo os nossos fiéis, nas nossas comunidades paroquiais ou centros de pastoral, ou aqueles com os quais trabalhamos, nos diversos grupos e movimentos apostólicos, conheçam a vida consagrada e só assim da melhor forma rezarão por muitas e santas vocações religiosas ou missionárias.

O terceiro motivo é o de “convidar os que dedicaram plenamente a propria vida à causa do evangelho. Convidar todos os consagrados e consagradas a celebrar as maravilhas que o Senhor realizou na vida de cada um e na vida de cada uma. É o que estamos aqui a fazer, nesta eucaristia em representação também daqueles nossos irmãos e irmãs que por razões diversas não poderam estar aqui connosco”.

Dom Emílio Sumbelelo durante a homilia convidou os consagrados presentes e não só, a renovar “o gesto de oferta total de nós mesmos apresentando-nos ao templo”.

Procurando recriar o cenário vivido pelas figuras presentes no templo, o Bispo da Diocese de Viana, cresceu no convite feito, com as seguintes palavras: “Aproximemo-nos de Deus três vezes Santo, para oferecermos a nossa vida e a nossa missão, quer se trate de vida ou missão pessoal ou comunitária, de homens e mulheres consagrados ao Reino de Deus”.

A figura presente da Virgem Maria, nesse momento histórico é mostra-se incontornável e aos consagrados foi pedido que cada um a mantenha sempre viva na sua própria vida.

“Façamos este gesto interior, em íntima comunhão espiritual com a Virgem Maria, enquanto a contemplamos na acção de apresentar o menino Jesus no templo, a veneramos como a primeira e a perfeita consagrada, carregada por aquele Deus que ela leva nos braços. Virgem pobre, obediente, toda dedicada a nós, porque ela é toda de Deus. Na sua escola e com a sua materna ajuda, renovemos também o nosso ‘eis-me aqui’, renovemos também diante do altar do Senhor o nosso ‘sim’”.

Os consagrados, depois da celebração eucarística, tiveram um momento de confratenização e de partilha.