Quaresma: Estação Espiritual propícia para renovação

Com a quarta-feira de Cinzas começou o tempo da quaresma. Nas várias Paróquias e Centros Pastorais da Diocese de Viana foram celebradas missas com a participação de um grande número de fiéis.

Nalguns lugares e para facilitar que um número maior de fiéis, foi possível haver duas celebrações, para permitir que todos tivessem a oportunidade de começar com o sinal de penitência na testa a caminhada quaresmal.

Dom Emílio Sumbelelo presidiu a missa na Catedral da Diocese e recordou aos presentes que “toda a quaresma, meus irmãos e minhas irmãs, é um caminho para este grande encontro com Cristo Redentor, esta imersão em Cristo e este renovamento da nossa própria vida”.

E continuou dizendo que este tempo da quaresma “é uma ocasião, é um momento propício, é um momento de Graça para nos tornarmos de novo cristãos verdadeiros, mediante um processo de mudança interior, e de progresso no conhecimento e no amor de Cristo”.

Durante os quarenta dias que este tempo tem, uma das palavras que se vai ouvir com frequência é conversão, que significa “mudança de vida, mudança de comportamentos, e mudança de atitudes na nossa relação para com Deus e na nossa relação para com os irmãos da comunidade, para com aqueles irmãos e irmãs que connosco caminham neste deserto da vida”.

De formas a ajudar aos fiéis a compreender a relação que pode existir entre o tempo da quaresma – preparação para a celebração da Páscoa – Dom Emílio sumbelelo fez questão de dizer que “para cada um de nós, para o cristão e para todas as nossas comunidades eclesiais ou membros dos nossos grupos, a quaresma é a estação espiritual, propícia para se treinar com maior tenacidade na busca de Deus, abrindo o coração a Cristo”.

Jejum, Penitência, Oração e Caridade, são pontos marcantes deste tempo litúrgico aberto com a quarta-feira de Cinzas, salientou mais do que uma vez o Bispo da Diocese de Viana, durante a homilia do dia.

A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias – a contagem exclui os domingos -, que tem início com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, é marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; e que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão – este ano a ser celebrada a 31 de março.