Dom Sumbelelo celebra 60 anos dando Graças a Deus

Foi celebrada na manhã desta terça-feira na Catedral da Diocese de Viana uma missa de Acção de Graças pelo aniversário natalício de Dom Emílio Sumbelelo.

Durante a missa presidida por si, na Paróquia de São Francisco de Assis, recebeu manifestações de carinho e felicitações dos que ali estiveram presentes.

A homilia foi feita pelo Padre Joaquim Tchinguelessi. O Sacerdote depois de ter feito referência aos textos oferecidos pela liturgia para o dia de hoje, deteve-se sobre um dos motivos da celebração, fazendo ver que “a vida é um empréstimo que Deus nos fez”. Dessa forma ela é como “juros que tem de ter o efeito, que tem de ter ganho e o Senhor nos vai pedir só o juro”.

Para ilustrar o que dizia, recordou a parábola dos talentos, contada por Jesus no evangelho. Por isso rematou: “a vida é nos foi emprestada por Deus, por isso vamos geri-la bem, porque depois teremos de prestar contas”.

Depois, falando para o Bispo da Diocese, disse o seguinte: “meu caro Dom Emílio, vive de tal maneira que no dia da tua morte, todos possam chorar, mas tu alegremente possas entrar lá onde o Senhor está a espera de si”.

Nascido a 5 de Março de 1964 no Cubal, Província de Benguela, a sessenta anos, Dom Emílio Sumbelelo é hoje Bispo da Diocese de Viana. Antes de ser nomeado para esta Diocese, esteve como Bispo Coadjutor e depois como Bispo titular na Diocese do Uíje.