Dom Imbamba: Encerrar mandato com pensamento voltado para a vida consagrada

O Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Dom José Manuel Imbamba propôs, na Arquidiocese de Malanje, uma reflexão voltada para a “Beleza e o perfil da vida sacerdotal e religiosa”.

A proposta foi apresentada durante a sessão de abertura da Primeira Assembleia Plenária Anual da CEAST que decorreu de 28 de Fevereiro a 4 De Março de 2024, naquela Arquidiocese.

Para o Arcebispo da Arquidiocese de Saurimo, a beleza é “expressão da identidade”, pois ela não é “uma realidade externa ao ente, mas diz respeito àquilo que lhe é próprio, àquilo que o ente é enquanto continuidade do divino na história”.

Dom José Manuel Imbamba recorda, por conta disso, aos sacerdotes e religiosos, que “quem se identifica com Jesus torna-se automaticamente detentor da Sua beleza”. Com os olhos postos na figura e na vida de Jesus doada por amor, sublinha que “o dom de si é expressão identitária do amor. Onde há amor, Deus é tocado na Sua profundidade e é adorado de forma genuína”.

“No Sacerdócio e na vida consagrada, a beleza é a identificação explícita com a vida de Jesus. Não existe beleza onde a figura do sacerdote e do religioso não catapulte as pessoas para o encontro com Jesus” – sustenta o Presidente da CEAST.

Os tempos de hoje são desafiante e exigentes, reconhece, e por isso por essa razão faz um apelo: “A hora que nos toca viver exige de todos nós uma renovação interior profunda, uma redescoberta e relançamento da mística, nobreza e beleza do sacerdócio e da vida consagrada e um repensar a formação nos nossos seminários e noutras casas de formação; exige de nós respostas evangélicas concretas e incisivas no modo como nós acolhemos, vivemos, anunciamos e testemunhamos a fé e os compromissos éticos que dela advêm”.

Sem tirar os olhos da figura de Jesus, Dom José Manuel Imbamba, convida a assumir os elementos necessários para que a obra de evangelização seja eficaz, bem como a “ser fervorosos na oração e na vida de caridade, para continuarmos a amar os nossos irmãos com o coração de Deus”.

Durante os trabalhos da Assembleia Plenária Anual, os Bispos da CEAST ficou decidido o tema para o novo triénio que começa este ano e que vai até 2027: “Ministros Ordenados e Vida Consagrada”.

Este ano termina o triénio dedicado à criança, um triénio que teve como tema central: “Dos Pequeninos é o Reino Dos Céus”.

A Segunda Assembleia Plenária Anual da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé está marcada para o segundo semestre deste ano.