Criança e Caminhada Sinodal no centro do encontro do Clero de Viana

O Clero da Diocese de Viana esteve reunido na manhã desta segunda-feira na Paróquia São Prancisco de Assis, para olhar para o calendário da Pastoral Diocesena.
Um dos pontos que saltou a vista tem a ver com a “Pastoral da Criança”.
No fim do encontro, o Vigário para a Pastoral, Padre Domingos Pestana, revelou que quem vai acompanhar esse trabalho pastoral, na Diocese, é a Irmã Jovina, da Congregação das Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo.
O Padre Domingos Pestana disse também que a religiosa falou aos presentes sobre o que é a Pasotral da Criança. Disse ainda que, segundo a religiosa, a referida pastoral “é muito activa em Angola, mas que neste momento anda adormecida e é preciso reactivá-la”.
A situação da criança hoje continua a ser delicada desde o tempo em que está no ventre da materno até aos primeiros anos de vida. Daí que “como Igreja que defende a vida desde a gestação desde o primeiro momentos em que há a vida, nós temos que estar lá. Acompanhar todo esse processo. E a importância também de afirmarmos a vida diante da sociedade”. E o Vigário para a Pastoral apresenta uma razão para se investir nesse trabalho: “Se nós não cuidarmos hoje das crianças, não dermos os primeiros passos no acompanhamento da criança, dando a criança tudo o que ela tem direito, enquanto afirmação da vida, no futuro termos uma sociedade toda doente”.
Um outro assunto tratado durante o encontro de segunda-feira última, foi a Caminhada Sinodal. Em relação a esse ponto ficou determinado que “até o fim do mês de fevereiro se realizem as Assembleias Sinodais nas Paróquias, para que em março se possa fazer a síntese diocesana e se trabalhe a nível da Diocese” – disse o Padre Domingos Pestana.
O encontro do Clero na Diocese de Viana aconteceu na passada segunda-feira, dia 14 de fevereiro de 2022, teve lugar na Paróquia São Francisco de Assis e foi presidido por Dom Emílio Sumbelelo.