Diocese de Viana com nova Paróquia no Zango 1

Na última semana do mês de Maio, um Centro Pastoral passou a categoria de Paróquia. A graça desta vez recaiu sobre a zona do Zango 1, Diocese de Viana.

A comunidade é fruto de um processo começado a 4 de Agosto de 2001. Desalojados da zona da Boa Vista e bairros visinhos, em Luanda, as pessoas começaram a sentir a vontade de rezar. Longe das suas comunidades de origem, começaram a rezar numa tenda, qual povo de Deus durante a caminhada rumo a terra prometida.

Com algum trabalho e com a solicitude de alguns sacerdotes, a 15 de Agosto do mesmo ano foi celebrada ali a primeira missa. Um momento históricos para aquela comunidade.

Dez anos depois, fruto de um trabalho a vários níveis, a tenda deu lugar a um terreno comprado pelos membros da Comunidade que quase de imediato começou a construção de uma Capela provisória.

Passou o tempo e muita história foi escrita até que a 12 de Outubro de 2019, sob orientação de Sua Excelência Reverendissíma Dom Emílio Sumbelelo, a Comunidade Bom Pastor foi desmembrada das duas Paróquias a que estava distribuida: Paróquia Santa Cruz e Paróquia São Lucas. Desde essa data, passou a Centro autónomo e para reitor foi nomeado o Padre Zacarias Mango, Missionário Saletino.

Na tarde de 27 de Maio de 2022, diante de todos os que se reuniram para a Cerimónia da Elevação Canónica, o Bispo de Viana, falou sobre a importância do momento que se estava a viver. “Na vida das nossas comunidades, e sobretudo nas vidas das nossas Igreja, Paróquias, há datas importantes, que marcam a vida daquela comunidade. Por exemplo, uma delas é quando a comunidade é visitada pelo bispo. É um momento marcante na vida da Paróquia. Um outro momento que também é importante, mas que se vai repetindo de longe ao longe, é quando é nomeado um Pároco. (…) mas há uma data mais importante, é esta que esta comunidade está a celebrar, do seu nascimento como Paróquia, uso mesmo essa expressão ‘do seu nascimento como Paróquia’, tecnicamente diriamos: da sua erecção, da sua criação como Paróquia”.

Dom Emílio Sumbelelo explicou em breves palavras o processo que se segue para que determinada comunidade ascenda a categoria de Paróquia. “Primeiro são centros. Depois quando tiverem elementos suficientes, ele (o Bispo) os cria Paróquia e a frente desta comunidade particular de fiéis que está num determinado lugar chamado Paróquia, ele coloca um Sacerdote como Pastor próprio, a quem se chama: Pároco”. E por a ocasião ser propícia, o Bispo de Viana aproveitou para dizer aos fiéis quem é o Pároco. “O Pároco é este Pastor dado à uma comunidade de fiéis, à uma Paróquia, onde ele governa o povo que o Bispo lhe confia, parte do seu rebanho, para que também ele o governe através do Anúncio do Evangelho e da Celebração dos Sacramentos, e mais concretamente do Sacramento da Eucarístia”.

E a Paróquia que tem em cada pedra e tijolo a assinatura de cada um dos membros daquela comunidade, permitiu que aqueles que a constroem ouvissem do Bispo da Diocese: “Esta é a casa de Deus. Deus está aqui nesta casa. Não só quando nos reunimos para celebrar a Eucaristia, porque Ele mesmo disse onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles, mas também porque Ele marcará, a Sua presença de amor, no Sacrário”.

Querendo chamar a atenção para o facto dela estar construida ali naquele lugar, acrescentou: “A Paróquia é esta Casa de Deus no meio das casas dos homens. E a vossa Paróquia do Bom Pastor, está bem metida no meio das casas dos homens, dos filhos e das filhas desta área. Ela está ali. E quando Deus marca a sua presença no meio do seu povo, é uma presenção benção. É uma presença que se torna benção e que se torna Graça. A Paróquia, a Casa de Deus, no meio das casas dos homens, significa que Deus está ali para estender a Sua benção a todos”.

“Um bairro ou uma cidade onde não está a presença de Deus, ali encontrais tudo, menos o Amor, a Misericórdia, a Compreensão entre os homens” – acrescentou Dom Emílio Sumbelelo.

E assim a partir do dia 27 de Maio, o então Centro Pastoral Bom Pastor, passou a chamar-se Paróquia Bom Pastor. E como Paróquia nova precisa de Pároco, foi nomeado para essa função o Padre Isaac Adriano.

A cerimónia que aconteceu numa sexta-feira, a tarde, contou com a presença de sacerdotes, religiosas, religiosos e fiéis daquela comunidade. A nova Paróquia está na zona do Zango 1.