Diocese de Viana. O Décimo Encontro Mundial das Famílias foi um momento sinodal

Ontem, dia 26 de Junho, encerraram as actividades do Encontro Mundial das Famílias. Na Diocese de Viana os três dias de encontro foram vividos com entusiásmo e dedicação.

As reflexões de quinta e sexta-feira, nas Paróquias, conforme orientado pelo Secretariado Diocesano para a Família, foram oportunidades dadas para tocar de perto a realidade.

O encontro de sábado com os agentes da pastoral da família, um encontro que levou o dia inteiro, foi preenchido por partilha das experiências de casais e de grupos de casais e por reflexões ligadas aos temas sugeridos e apresentados.

Essa experiência vivida permitiu aos participantes concluir que “o décimo Encontro Mundial das Famílias, com celebrações em Roma e em todas as Dioceses do Mundo Católico, teve, em comparação com os anteriores, o mérito de ser mais sinodal, pois ao se realizar em espaços mais concretos e difusos da Igreja, isto é, nas Igrejas locais e domésticas, mostrou um sinal de maior abertura para escutar e testemunhar”.

O documento final que foi lido ao encerrar a celebração eucarística, fez também referência a forma como as famílias na Diocese vivenciaram o ano dedicado à “Alegria do Amor”.

“Com palestras, reflexões e testemunho da nossa vivência em família, como fizemos, simbolizamos a nossa alegria que emana do Amor de Deus na criação, de Cristo na Cruz, e do Paráclito na missão”.

O ano ‘Amoris Laetitia’ que foi vivido até este Décimo terceiro Domingo do tempo comum, ajudou a assunpção de uma identidade: “Somos a Igreja missionária que tem de levar, como sal da terra e luz do mundo, a alegria deste amor até aos confins, eliminando com o nosso testemunho as fronteiras da vida e da evangelização”.

A terminar, o documento traz um apelo dirigido às famílias da Diocese de Viana. “Famílias de Viana, o espírito sinodal que estava na Criação e no Pentecóstes, continua vivificado em cada coração e os nossos desafios são os da Igreja. Unidos com os Sacerdotes, caminhemos e façamos em cada lugar uma pequena Igreja”.

Na Diocese de Viana, como em todas as Dioceses do mundo, o Décimo Encontro Mundial das Famílias foi seguido de forma virtual. Houve uma celebração de abertura, na quarta-feira, e outra de encerramento, no Domingo.

O tema escolhido pelo Papa Francisco para esse encontro que se realizou em dois formatos, presencial – no Vaticano – e virtual – nas Dioceses no mundo inteiro -, foi “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

A Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia foi a base deste Décimo Encontro Mundial das Famílias.