Famílias na Diocese de Viana vivem juntas o X Encontro Mundial das Famílas

A Diocese de Viana juntou-se à abertura do Décimo Encontro Mundial das Famílias, com a celebração de uma missa na Catedral.

Presidiu a Eucaristia o Padre Domingos Pestana, Vigário para a Pastoral, em representação de Dom Emílio Sumbelelo que se encontra em Roma a participar de forma presencial no evento.

Estiveram presentes representantes do Secretariado Diocesana para a Família e representantes das Comissões Paroquiais.

“O Encontro Mundial das Famílias é uma iniciativa da Igreja Católica, nascido com São João Paulo II, em 1994. Naquele ano as Nações Unidas tinham declarado o ‘Ano Internacional da Família’, e o Santo Padre quis celebrar também na Igreja a ocasião, convocando assim o primeiro Encontro Mundial das famílias, realizado em Roma nos dias 8 e 9 de Outubro de 1994. Desde essa data até aos nossos dias, de três em três anos, em diferentes lugares do mundo, é realizado o Encontro Mundial das Famílias” – recordou o presidente da celebração.

“Nos nossos dias queridos irmãos, no mundo que se tornou estranho, e até hostil a fé e aos grandes valores que permeiam a vida humana, as famílias cristãs são de importância primordial. O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé e as bases de tudo o que levarão para toda a suas vida. Por isso o concílio Vaticano II chama a família, usando uma antiga expressão conhecida por nós: Igreja Doméstica.”

Depois de ter feito referência a modelos de família impostos quer por governos quer por determinadas correntes sociais, modelos esses que em nada dignificam a família, o Padre Domingos Pestana pediu que “as famílias cristãs devem ser protagonistas de união, numa sociedade marcada pelas divisões, intolerâncias, cuidando para que a nossa casa seja o lar de paz, de respeito e de carinho. E que sobretudo, seja um lugar em que se transmita a fé”.

Para os dias que se seguem, estão marcadas actividades para ajudar as famílias a viver este Décimo encontro Mundial. Assim, quinta e sexta-feira, por paróquias haverá encontros de reflexão e oração a volta da realidade e dos problemas das famílias. Sábado, os agentes da pastoral da família juntam-se na Catedral da Diocese para um encontro que se vai estender até ao fim do dia.

Domingo, está marcada para às dez horas uma missa com todas as famílias. O lugar escolhido para as acolher é o recinto da Paróquia São Francisco de Assis.

O Encontro Mundial das Famílias, que teve início nesta Quarta-feira em Roma, está a ser vivido de forma presencial e também, para aqueles que não se conseguiram deslocar a Roma, de forma virtual.

A Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia é a base deste Décimo Encontro Mundial das Famílias.

1 Comments

1. Pingback:Diocese de Viana. O Décimo Encontro Mundial das Famílias foi um momento sinodal – Diocese de Viana