Dom Filomeno: Muxima é casa de todos e onde ninguém se deve sentir estrangeiro

A Peregrinação ao Santuário da Muxima terminou domingo. Durante quatro dias peregrinos e devotos viveram com fé os momentos de encontro no recinto da casa da Mamã Muxima.

Havia dois anos que, por causa da Pandemia, as peregrinações tinham sido suspensas. Voltar ao Santuário, foi uma experiência quase nova para uma grande parte dos Peregrinos. Muitos destes vieram de Dioceses distantes. Os quantro cantos do território da CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé – estiveram representados.

O Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, convidado a presidir a Celebração Eucarística de encerramento, fez referência a um aspecto fundamental da mensagem da Muxima que é a maternidade espiritual de Maria sobre todos os homens tão intimamente unida à Maternidade Divina.

“Na devoção à Muxima, aparece desde o princípio, esse traço característico derivado da Sua missão de Mãe do Salvador. Precisamente porque ela aceita colaborar livremente no plano salvífico de Deus. Participa de maneira activa, unida ao seu Filho, na obra da salvação dos homens”.

Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, fez saber aos presentes no recinto do Santuário que todos eles estavam e se deviam sentir em casa, Maria é nossa Mãe. “Irmãos e irmãs, estamos em casa da Mãe, em casa da Mamã. Se estamos na casa da Mãe, devemos reconhecer que todos estamos em casa, onde Cristo mora. Os seus irmãos e irmãs não são mais estrangeiros. Maria que é a Mãe de Cristo, é também nossa Mãe”.

E o Arcebispo acrescenta: “ Aqui temos uma casa onde aprendemos a entrar na intimidade com Deus, no Coração de Deus, para ouvirmos a Sua Voz e deixarmo-nos conduzir com Ele. Muxima torna-se assim, para nós, lugar do encontro e lugar da escuta”.

Dessa forma, Muxima abre-se para o compromisso e se faz num lugar onde se pode aprender mais sobre o homem e sobre Deus. “Muxima é sim um lugar de inspiração, um lugar de revelação, um lugar de instrução, um lugar a partir do qual nós podemos perceber qual é o nosso percurso, o nosso itinerário, o nosso destino e a nossa vocação, segundo o Coração e a Vontade de Deus”.

Ainda durante a homilia, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, fez referência ao momento actual do País e pediu que os crentes se unam em oração. Pediu também que os angolanos não se esqueçam nunca daquilo os faz ser um povo.

A Celebração Eucarística de Domingo, 7 de Agosto, encerrou a Peregrinação ao Santuário da Muxima, iniciada três dias antes.

O Santuário da Muxima está na Diocese de Viana, Diocese onde é Bispo titular Dom Emílio Sumbelelo, que acompanhou toda a Peregrinação e esteve a concelebrar no dia do encerramento. A concelebrar estiveram ainda o Arcebispo Emérito de Luanda, Alexandre Cardeal do Nascimento, bem como vários sacerdotes.