Angola. Não esqueçamos a nossa história e aquilo que nos constitue como povo

A Igreja em Angola segue os passos do país rumo às eleições de vinte e quatro de Agosto de 2022. O período de campanha tem sido fértil em discursos e pronunciamentos que apontam para um futuro depois de os cidadãos terem cumprido o seu dever cívico.

O desejo de governar às vezes encontra barreiras que para as superar, nem sempre se lançam mãos aos meios mais certos. Daí que a atenção do cidadão deve ser maior neste período de campanha eleitoral.

E tendo em conta esse acontecimento que se avizinha, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Arcebispo de Luanda, fez, a partir do Santuário da Muxima, um veemente apelo aos Angolanos. “Apelamos a todos para agir com responsabilidade. Neste momento devemos cuidar das palavras que são ditas e das iniciativas que são empreendidas, para não gerar tensões e conflitos que vão tornar mais opaco o futuro e a esperança do nosso povo”.

Dirigindo-se aos crentes, disse: “Convidamos os crentes a orar pelo nosso país, pelos seus governantes e líderes, pelas suas instituições e processos políticos e sociais em andamento. Convidamos os crentes a rezar por cada um de nós, habitantes desta terra e deste país”.

O Arcebispo de Luanda recordou aos crentes o grande e o importante papel que cada um tem no seio da sociedade.

“Nós os crentes temos uma grande oportunidade de dar o exemplo de cultura e amizade cívica. O testemunho de cada um de nós neste tempo que o país vive, pode ser fonte de paz, fraternidade e união. Com uma atitude exemplar, estaremos a mostrar que o diálogo, o respeito ao outro, a convivência pacífica, são possíveis”.

Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, elevou uma prece a Deus, por intercessão da Virgem da Conceição da Muxima, uma prece por Angola e pelos angolanos, nestes termos:

“Que Deus abençoe o nosso país e que Mamã Muxima que soube fazer de uma manjedoura e de um punhado de ternura um lar para Jesus, nos ajude a fazer de Angola uma mesa para todos e um lar onde todos podemos viver em paz.”

A seguir acrescentou: “Não esqueçamos a nossa história, as nossas raízes, aquilo que nos constitue como povo e que nos orgulha, como a fé em Deus que hoje nos une na Casa da Mãe.”

Um pedido ao mesmo tempo uma chamada de atenção feita, por Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Arcebispo de Luanda, durante a homilia da missa de encerramento da Peregrinação à Muxima 2022, a todos os angolanos.

A Peregrinação ao Santuário da Muxima aconteceu de quatro a sete de Agosto e juntou pessoas vindas dos quatro cantos de Angola.

O Santuário da Muxima está na Diocese de Viana, Diocese onde é Bispo titular Dom Emílio Sumbelelo, que acompanhou toda a Peregrinação e esteve a concelebrar no dia do encerramento. A concelebrar estiveram ainda o Arcebispo Emérito de Luanda, Alexandre Cardeal do Nascimento, bem como vários sacerdotes.