Dom Sumbelelo: Adulto na Fé não significa só ser adulto em idade

Cerca de 408 jovens e adolescentes, receberam o Sacramento da confirmação, sábado último, na Paróquia do Santíssimo Redentor, na Diocese de Viana.

A Cerimónia aconteceu em missa celebrada por Dom Emílio Sumbelelo, que esteve em Visita Pastoral aquela Paróquia.

Durante a homilia o Bispo da Diocese de Viana, mais uma vez falou da relação que há entre os três sacramentos da iniciação Cristã.

“O Sacramento da confirmação, como todos bem sabemos, é o terceiro sacramento da iniciação cristã. Isto é, são três sacramentos da iniciação cristã: O baptismo, a comunhão e depois o Crisma. Estes três sacramentos nos introduzem na vida de Cristo, estes três sacramentos nos empenham na vida da comunidade, a vivermos o nosso baptismo, a vivermos e a testemunharmos a nossa fé”.

E continuou dizendo o seguinte: “Antes do Sacramento do Crisma, primeiro recebemos o baptismo, esse baptismo que nos torna, antes de mais, filhos de Deus. Por isso, dentro da comunidade, na Igreja, na Paróquia, nos grupos, chamamo-nos irmãos e irmãs. A nossa fraternidade nos vem da água baptismal. Todos renascemos daquela fonte baptismal que nos tornou filhos amados de Deus”.

A cada um dos crismandos, Dom Emílio Sumbelelo, entre outras coisas disse:

“Adulto na fé, não significa só ser adulto em idade, mas sim ter aquela capacidade, aquela maturidade cristã de perceber que Jesus veio dar a sua vida para que todos se salvem. Que eu, uma vez alcançado por Nosso Senhor Jesus Cristo, durante a minha etapa cristã do baptismo até a comunhão, também estou pronto, estou preparado, para dizer aos outros que Jesus Cristo é verdade caminho e vida, e não há outro Salvador a não ser Jesus Cristo. A Igreja e a comunidade Cristã que vos acompanha espera de cada um de vós este testemunho”.

Com estas e outras palavras semelhantes que, durante a homilia de Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana, exortou os crismandos a prestar atenção ao passo que estavam a dar.

Na missa celebrada sábado, 408 jovens e adolescentes, receberam o Sacramento da Confirmação.

A Visita Pastoral à Comunidade Paroquial do Santíssimo Redentor, teve a duração de três dias.

O Bispo da Diocese de Viana voltou a administrar o Sacramento da Confirmação a outros duzentos fiéis daquela mesma comunidade, no dia seguinte, no Domingo.