Viana: Acção de Graças pelos 16 anos de Diocese

A Diocese de Viana existe há 16 anos e hoje está com vinte e cinco Paróquias, para além de oito Centros Pastorais.

Na manhã de terça-feira, dia 6 de Junho, a data foi lembrada durante a Celebração Eucaristica de Acção de Graças, que teve lugar na Catedral da Diocese, e que foi presidida por Dom Emílio Sumbelelo, actual Bispo da Diocese de Viana.

A participara estiveram sacerdotes, religiosas e religiosos, bem como fiéis que se deslocaram à Catedral da Diocese para celebrar a data.

Durante a homilia, o Dom Emílio Sumbelelo lembrou aos presentes, entre outros, dois pontos que ajudam a que uma Diocese se torne una e católica. “Como elemento primário se requer que tal porção do Povo de Deus, esteja em comunhão com o seu Bispo, adira ao seu pastor com reconhecimento interior e exterior da sua autoridade e dasua vontade”.

Num outro passo, o Bispo da Diocese de Viana referiu ser “necessário que os fiéis da Diocese estejam também em comunhão entre si, aceitando todas as diferenças daqueles que constituem a riqueza da Igreja de Cristo”.

Essa união entre os fiéis deve ser sempre buscada, refere, mesmo que as vezes pareça difícil. Contudo ela vai acontecendo a cada passo que se dá pois “na Diocese o princípio e o fundamento invisível desta unidade que se requer entre os fiéis, é o Espírito Santo que é a alma de toda a Igreja”.

Dom Emílio Sumbelelo, terminou a homilia do dia, pedindo: “rezemos por todas as forças vivas presentes na Diocese, para que juntos continuemos a testemunhar Jesus Cristo”.

Dom Emílio Sumbelelo é o segundo Bispo titular da Diocese de Viana, que foi criada a 6 de Junho de 2007 pelo Papa Bento XVI. O Primeiro Bispo da Diocese, hoje Emérito, foi Dom Joaquim Ferreira Lopes, que esteve a frente dela até o ano de 2019. A Catedral é a Paróquia de São Francisco de Assis, que se situa no centro da Vila de Viana.