Diocese de Viana realiza Primeira Jornada da PROMAICA

A Diocese de Viana realizou, durante o fim de semana a Primeira Jornada dedicada à PROMAICA. O evento que teve a duração de dois dias, foi vivido em dois lugares diferentes.

O primeiro dia juntou lideres e coordenadores diocesanos e paroquiais, bem coo os assistentes movimento, na Paróquia de São Francisco de Assis, Sé Catedral de Viana. O segundo, que foi o dia do encerramento, reuniu todos os membros do movimento na Vila de Catete.

A Jornada marcou o terceiro ano da morte de Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, Bispo Emérito da Diocese de Benguela, fundador da PROMAICA, e foi vivida sob o lema: “PROMAICA forte e unida com a PROMAICA Jovem, rumo à recuperação dos valores humanos e cristãos”.

Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana, na cerimónia de abertura deu as boas vindas aos participantes falou da razão do evento e disse que “foi depois do segundo ano do passamento físico de Dom Óscar, e ontem foi o terceiro ano desde que partiu para a casa do Pai, então reunimos, com a direcção diocesana, para fazermos reflexão ou no próprio dia, quando calha no um fim de semana, ou no fim de semana próximo à data”.

A seguir, fez saber que os dois dias de trabalho e de reflexão, o olhar estaria voltado para “para a PROMAICA reflectido naquilo que foi a vida de Dom Óscar, mas sobretudo a dimensão eucaristica que ele sempre teve como fundamental no seu ministério episcopal”.

O Bispo da Diocese de Viana manifestou o desejo de se reflectir um pouco mais sobre o movimento, com sentido de Igreja. “queremos no dia de hoje e amanhã, como conclusão, olharmos com carinho e com sentido de Igreja para este braço feminino da nossa Igreja Diocesana”.

A PROMAICA está presente em toda a extensão da Diocese de Viana e Dom Emílio Sumbelelo quer contar com ela quer na vida da Igreja quer na transformação das famílias e da sociedade.

“Como PROMAICA na nossa Diocese espalhada por todas as Paróquias, podeis sim fazer uma diferênça nas vossas Paróquias, fazendo das vossas casas este lugar onde Deus encontra lugar. Deus encontra lugar numa família, quando esta família se reune todos os dias, no fim do dia, para agradecer a Deus, para rezar. Uma família que se encontra muitas vezes para falar, para tratar da vida da própria família e sobretudo, uma família que procura acima de tudo fazer a vontade de Deus. Esta é uma das saídas para que as nossas famílias nas nossas paróquia, onde cada uma de vós se encontra, para fazer esta diferença”.

Esta foi a primeira jornada dedicada à PROMAICA, na Diocese de Viana, que se realizou no terceiro ano do falecimento de Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, Bispo Emérito da Diocese de Benguela e fundador do movimento.

No entanto, Dom Emílio Sumbelelo fez votos de que “encontros do género se repitam para tantos outros anos possíveis”.