Corpo de Dom Francisco Viti repousa no cemitério da Missão Católica do Cuando

Dom Francisco Viti foi a enterrar no cemitério da Missão Católica do Cuando, ontem, quinta-feira, depois de ter sido celebrada a missa das exéquias no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dunem, no Huambo.

O Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Huambo Faleceu em Luanda, vítima de doença, no dia 15 de Abril, numa das unidades hospitalares.

Antes de ser transladado para à Arquidiocese do Huambo, na quarta-feira, foi celebrada uma missa de sufrágio. A missa foi celebrada na Paróquia da Sagrada Família, na Arquidiocese de Luanda.

Presidiu a Celebração, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Arcebispo da Arquidiocese de Luanda.

Estiveram a Concelebrar, Sua Eminência Alexandre Cardeal do Nascimento, o Núncio Apostólico em Angola, Bispos da CEAST e Sacerdotes.

Durante a Homilia da Missa a que participaram religiosos, religiosas e fiéis, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, agradeceu a Deus o tempo passado com Dom Francisco Viti, nos seguintes termos:

“Hoje, em primeiro lugar, queremos dar Graças a Deus por ter enviado e dado à nossa Igreja o Bispo Francisco Viti. A ti, caro irmão mais velho, dizemos um sincero agradecimento a Deus pelo vosso serviço a todos os níveis do vosso ministério desde a mais pequena comunidade, passando por París, Roma e Alemanha, até Benguela, Menongue, Huambo e a nossa Conferência Episcopal”.

A hora é de esperança, referiu o presidente da Celebração, uma esperança que transmite Paz. Continuando, elencou pontos de onde o Bispo Emérito do Huambo tirou a esperança de que se alimentou durante toda a sua vida, uma esperança ancorada em Jesus Cristo Ressuscitado.

“Na íntima união com Cristo ele foi crescendo nesta esperança. Esperança tirada da Paixão e da Cricifixão, onde o Senhor suportou o peso dos sofrimentos do mundo. Esperança tirado de um acto de fé renovado, todos os dias na Ressurreição. Esperança tirada da celebração quotidiana da eucaristia: ‘anunciamos Senhor a Vossa morte, proclamamos a Vossa Ressurreição, vinde Senhor Jesus’. Esperança ainda tirada, apoiada, sustentada, fundada na oração de Cristo, a chamada oração sacerdotal, que São João nos transmitiu: ‘Pai, quero que onde eu estiver, estejam também aqueles que Tu Me confiastes, para que contemplem a Minha Glória, a glória que Me deste, para que eles possam ter dentro de si o amor com o qual Você nos amou’”.

A terminar a homilia, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, pediu aos presentes e aqueles que acompanhavam a celebração via rádio, que rezassem juntos pedindo que a Virgem Santa Maria interceda por Dom Francisco Viti junto do Pai.

“Oremos à nossa Querida Mãe, Maria, Senhora da Muxima, Consoladora dos aflitos, a fim de que incuta em cada um de nós a consolação e a paz, de modo particular às pessoas enlutadas, aos seus familiarares, suplicando para que a alma do arcebispo Dom Francisco Viti descanse em paz e participe da comunhão com o Pai, o filho e o Espírito Santo. Amén”.

O Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Huambo faleceu em Luanda, para onde foi trazido de emergência depois de um acidente de viação ocorrido no dia 19 de Fevereiro.

Dom Francisco Viti ia da Diocese de Menongue, onde esteve em missão pastoral, para a Arquidiocese do Huambo, onde residia. Dos três ocupantes da viatura, foi o que ficou em estado mais grave.

Faleceu 53 dias depois de estar internado, isto é no dia 15 de Abril, no Complexo Hospitalar Cardio-Pulmonar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda. Ontem, dia 20 de Abril de 2023, foi a enterrar no cemitério da Missão Católica do Cuando, no Huambo.

Paz à sua alma!!!