Celebrar uma Páscoa com os escuteiros de Viana

Depois de ter celebrado com solenidade a Vigília Pascal na Catedral da Diocese, Dom Emílio Sumbelelo viveu o dia da Ressurreição do Senhor com os escuteiros dos agrupamentos católicos sedeados no território sob sua jurisdição.

Os numeros apontam para cerca de cinco mil pessoas devidamente uniformizadas entre Lobitos, Exploradores Júniores e Séniores, Caminheiros e Dirigentes. Para além destes participaram da celebração pais e encarregados de educação, bem como fiéis da comunidade paróquial de São Francisco de Assis.

Acomodados no recinto da Igreja e à sombra das árvores, os presentes ouviram Dom Emílio Sumbelelo, durante a homilia, dizer: “viver uma vida espiritual não é se deixar render pelas coisas materiais, como infelizmente acontece na nossa sociedade e muitas das vezes começando já desde a infância, enchendo de mimos e de bens materiais a criança. não é viver o materialismo reinante na nossa vida e no nosso coração.”

O Bispo da Diocese de Viana que tinha os olhos fixos na passagem, “se ressuscitaste com Cristo Aspirai as coisas do alto”, explicou o significado do convite expresso na segunda leitura oferecida pela liturgia do dia: “Buscar as coisas do alto, é viver a vida em Deus, em tudo aquilo que fazemos e realizamos. É buscar o reino de Deus em primeiro lugar, é dar prioridade a Jesus na nossa vida, é permitir que Ele dirija os nossos pensamentos e sentimentos, as nossas acções e comportamentos em tudo aquilo que fazemos e realizamos”.

Contudo, uma advertência se impõe: “Levamos uma vida encarnada e muito concreta e real. Não somos anjos, nem vivemos ainda no céu. Vivemos na terra”.

Atento aos dados ligados a violência e à outras situações pouco edificantes nas quais os jovens estão envolvidos, olhando para os escuteiros, o Bispo de Viana resolveu desafiá-los ao seguinte: “seria bom que cada um de vós, no dia a dia, no contacto com estes irmãos, jovens como vós, colegas de escola, colegas de bairro, cada um de vós dirigisse a mensagem do amor e persuadisse o seu irmão a renunciar as obras más da sua boca, como nos recordou o profeta Joel no início do tempo da quaresma que recentemente acabamos, que cada um mudasse de comportamento. Se cada um de vós for este instrumento de paz, este instrumento de amor, certamente se pode fazer muito mais”.

Um convite a uma vivência concreta e a marcar passos na direcção da transformação da sociedade de hoje.

Os escuteiros viveram aquele domingo como sendo a Páscoa Escutista. Foi a primeira vez que a celebravam com Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana.