Uma família sem fronteiras regionais, tribais ou de raças

A “beleza da fraternidade sacerdotal” foi um dos traços sublinhados por Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana, durante a homilia da Missa Crismal, onde os Sacerdotes renovaram as promessas feitas no dia da ordenação.

A celebrabração aconteceu na Catedral da Diocese, por volta das 10.00 horas com a presença de religiosos e fieis. Uma celebração antecedida da administração do Sacramento da penitência a quantos dele necessitavam.

Era um dia especial para os Sacerdotes e durante a homilia o Bispo da Diocese convidou cada um dos que estava ali presente a olhar para as próprias mãos e a fazer uma viagem no tempo.

A viagem deveria levá-los ao dia da ordenação sacerdotal, ao justo momento em que o Bispo ordenante ungia as palmas das mãos do ordenado.

“Queridos Padres abram as vossas próprias mãos e olhai atentamente para elas (…) Estivemos ajuelhados, atentos a observar para o óleo santo que se espalhava entre as palmas das nossas mãos e exalava o seu perfume balsámico que lhe é característico. Depois dele ungir as nossas mãos, em posição orante, fechou-as. As nossas mãos assim foram consagradas e foram fechadas para as coisas do mundo e para qualquer outro amor exclusivo.”

Quis também o Dom Emílio Sumbelelo reflectir sobre uma parte específica da oração consacratória – “agora Senhor concedei também à nossa fragilidade este cooperador, pois dele carecemos no desempenho do sacerdócio apostólico” – bem como para o gesto dos demais sacerdotes na imposição das mãos dos demais presbiteros.

“O Padre é pedido a Deus e é o cooperador do Bispo e dispensadores dos mistérios e das Graças de Deus”. A colaboração com o Bispo se dá em três planos, referiu o Bispo da Diocese de Viana: “plano cultual, plano de governo e plano de ensino”. Essa cooperação é basilar.

“O Gesto da imposição das mãos dos demais presbíteros sobre o ordenando, é sinal do acolhimento do novo membro na família sacerdotal.” Uma família, que como sublinha Dom Emílio Sumbelelo, “não tem fronteiras, nem regional, nem tribais, nem de raça” e o “ser Padre conjuntamente num presbitério, o seguir o Senhor não isoladamente – um a um -, mas juntos na grande variedade de personalidades e de dons, de proveniências, de idade e de talentos, esta diversidade enriquece o nosso presbitério se tudo for vivido na comunhão e na fraternidade.”

Depois de ter agradecido a Deus pelo presbitério da Diocese, manifestou o desejo de estar perto de cada um dos sacerdotes, acompanhando-os nas vários desafios que “enfrentam todos os dias para perseverar na vocação e exercer a missão confiada.”

A terminar a homilia Dom Emílio Sumbelelo pediu que todos se empenhem para manter a unidade do presbitério e lembrou a necessidade que há em não pôr de parte a oração, elemento importante sem o qual nada se mantem.

“É impossível um sacerdote manter-se firme sem a oração (…) porque a oração é a respiração da própria Igreja e também a respiração da vida sacerdotal”.

A renovação das promessas sacerdotais na Diocese de Viana aconteceu na manhã de Quinta-feira Santa, dia 6 de Abril de 2023, na Catedral da Diocese.