Dom Emílio Sumbelelo pede aos cristãos que aproveitem bem o Tempo da Quaresma

Começou, o tempo da quaresma. Em todas as Paróquias, Centros de Pastorais e Comunidades as pessoas se juntaram para marcar o início desse tempo especial na vida do cristão.

Foram celebradas missas nas quais foram impostas na fronte dos fieis as Cinzas. Com esta que é a Quarta-feira de Cinzas, está aberta a caminhada de preparação para a Páscoa.

Na homilia da missa celebrada na manhã de quarta-feira na Catedral da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo, lembrou aos presentes aspectos marcantes do tempo da quaresma.

“A Quaresma é este convite que Deus nos faz para nos voltarmos a Ele, como ouvimos na promeira leitura. Voltar-se para Deus significa mudar de vida, fazer a conversão, procurar viver voltado para Deus que é a nossa Salvação. A Quaresma é um caminho, é um itinerário a que somos chamdos todos a fazer, como Igreja, como família de Deus”.

Olhando para a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2023, e para o tema escolhido – o episódio da Transfiguração -, Dom Emílio Sumbelelo fez ver algo que nem sempre é tido em conta quando se lê ou ouve o texto.

“Escutai-o! O convite para escutar Jesus. Na nossa caminhada para a Páscoa, também Jesus convida a cada um de nós a escutá-lo. O escutamos quando participamos da Eucarístia, onde é lida a Palavra de Deus. O escutamos quando nos nossos grupos e movimentos apostólicos reunidos, lemos a Sagrada Escritura que é Palavra de Deus. O escutamos também, quando a companhamos, a partir da nossa Rádio Maria, aquele programa das 06.00 horas, que é a Leitura Divina, a “Lectio Divina”, onde é explicada a litura do dia”.

No entanto, diz o Bispo de Viana, não é suficiente escutar. É necessário pôr em prática aquilo que se escuta. E foi para o evangelho do dia que o Bispo de Viana pediu que se olhasse.

“O Evangelho apresenta-nos aquelas obras típicas, próprias de todo o cristão, para a mudança e a conversão, que são: a oração, e o tempo da Quaresma deve ser para cada um de nós, para as nossas comunidades, momento forte de oração. E a nossa oração deve aproveitar a todos, não só a mim pessoalmente. O tempo da Quaresma é o tempo favorável para o Jejum. Jujum e abstinência, hoje quarta-feira e todas as sextas-feiras do tempo da Quaresma. Aquilo que nós renunciamos da nossa mesa não deixamos para amanhã, não. O Jejum que agrada a Deus é repartir com os outros, com o faminto, o meu pão. Aquilo que eu jejuo eu dou ao meu irmão, ao pobre que me bate à porta. E depois a terceira obra de piedade é a da caridade. Caridade que significa gesto de repartir com os outros o pouco que eu tenho e, significa também, saber dominar a nossa língua. Que este tempo da Quaresma seja um tempo em que devemos colocar um bocadinho de travão nas nossas línguas”.

No fim da homilia, Dom Emílio Sumbelelo convidou os cristãos a aproveitar o tempo que com a Quarta-feira de Cinzas se inicia.

“Aproveitemos, irmãos e irmãs, estes dias de graça, para que também quando chegar a Páscoa, possamos ressuscitar com o Senhor. E como diz Paulo, possamos olhar para o alto onde se encontra o nosso Salvador”.

E foi com estas e outras palavras como estas que, durante a homilia, Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana, exortou os diocesanos de Viana a viver a Quaresma deste ano.

A exortação foi feita na missa de Quarta-Feira de Cinzas, celebrada na Paróquia de São Francisco de Assis.

Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa da Ressurreição do Senhor.