Livro sobre Muxima apresentado oficialmente quinta-feira em Luanda

A sala nobre da Universidade Católica de Angola, abriu portas para acolher a cerimónia do lançamento do livro intitulado: “Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Muxima do século XVI ao inicio do século XXI”.

De autoria de Dom Joaquim Ferreira Lopes, Bispo Emérito da Diocese de Viana, a obra foi quinta-feira apresentada ao público. A apresentação, seguiu-se a sessão de autógrafos.

Falando do obra apresentada, Dom Joaquim Ferreira Lopes disse o seguinte: “Eu estou profundamente convencido, digo isto ao Dr. Waldemar, pois que está a frente deste dicastério na universidade e aos patrocinadores, digo isto por convicção profunda, de que eu toquei ao de leve o argumento que me propus a investigar na torre do tombo, Arquivo Nacional de Portugal, na Biblioteca Nacional em Lisboa, no arquivo nacional ultramarino, na Biblioteca da ajuda em Lisboa, e não fui mais longe porque como disse não queria utilizar a metodologia historiográfica propriamente dita, que é sério fazer um trabalho destes”.

O Autor aproveitou a ocasião para fazer uma confissão pública.

“Eu queria confessar a todos que foi uma grande surpresa, uma grande surpresa para mim, alguma mesmo estupefação, porque primeiro não foi pensado por mim fazer uma obra de investigação propriamente dita, mas sim procurar por meio de dois vectores, o vector histórico, mas sobretudo o vector pastoral, e tirar a Muxima de um certo limbo em que se encontra e colocá-la no proscénio da história religiosa nacional de Angola”.

O Bispo emérito da Diocese de Viana, fez questão mostrar aquilo a que se abre quando estes dois vectores se aliam.

“Aliando esses dois vectores, que não são compartimentos estanques, mas devem ser considerados conjuntamente, é possível colocar o que eu chamei o “Epifenômeno da Muxima”, no seu justo lugar e constituí-lo como objecto de estudo e de análise sob o ponto de vista histórico, claro, mas também sociológico e claramente, também teológico, e eminentemente pastoral”.

Coube ao Padre Bruno Madureira, do clero diocesano de Viana, fazer apresentação da obra.

O Sacerdote disse que o que tinha diante dos olhos era um trabalho que brotou do silêncio, da meditação, da contemplação e da vivência do autor.

“Sinto-me honrado pelo facto de estar aqui para apresentar-vos este trabalho que surgiu fruto do silêncio, meditação, contemplação, exploração e vivência de um português, por nascimento, e angolano, por vivência e convivência que geraram a experiência que esteve na base deste livro”.

A Obra apresentada pelo Padre Bruno Madureira, Sacerdote do clero diocesano da Diocese de Viana, foi escrita por Dom Joaquim Ferreira Lopes, Bispo Emérito da Diocese de Viana.

A Cerimónia de Apresentação e de autógrafos aconteceu na sala nobre da Universidade Católica de Angola, com a presença de pessoas dos vários estratos sociais.