Muxima 2023: Queremos ter o nosso olhar voltado para a Senhora da Conceição Imaculada

O encerramento de uma peregrinação, no Santuário da Muxima, é sempre com Celebração Eucarística Festiva.

A deste ano foi igualmente festiva e vivida por um número de pessoas ligeiramente maior do que no ano anterior.

A Celebração começou às nove horas da manhã e foi presidida por Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana.

Foi durante a homilia que Dom Emílio Sumbelelo falou mais uma vez do sentimento que vive no interior de quantos vão ao Santuário devotos.

“Diante da belíssima imagem de Nossa Senhora da Muxima, que desta vez peregrinou pelas nossas cidades de Caxito, de Luanda e Viana, esta imagem venerada neste Santuário há tanto tempo, inúmeras pessoas têm vindo a entoar hinos de louvor, recitando orações de súplica, de acção de graças e recorrendo, confiantes, a intercessão desta querida Mãe celestial, a Mãe do Coração”.

Uma filiação que inicia junto a Cruz, no momento em que Jesus a dá como Mãe ao discípulo amado e à Ela entrega o Discípulo amado como filho. Uma realidade que se repete no tempo e na história. Por essa razão o presidente fez ecoar a voz ao dizer:

“É a nós hoje que Jesus dirige também aquelas mesmas palavras, pois cada um de nós é discípulo amado do Senhor, é irmão amado de Jesus. Nestes tempos difíceis para os filhos e filhas de Angola, quase a faltar tudo, nós os cristãos temos subido o calvário, com Maria, para estarmos com Jesus sofredor”.

A seguir explicou de que forma e em que momento os cristão sobem o calvário.

“Assim o fazemos, quando acompanhamos a tantos irmãos e irmãs que estão unidos à Paixão de Cristo, pelo seus sofrimento, pela doença, pela penúria, pela fome e pela miséria. Eles necessitam da nossa presença fraterna e cristã, e da nossas orações e da nossa solidariedade”.

Os tempos vividos pelo país, no momento, não são dos melhores. Várias situações desafiam a fé, podendo levar a que alguns se fechem e outros se entreguem ao desespero. O Bispo da Diocese de Viana, mostrou estar atento a tudo o que se está a viver e por isso, refere:

“Neste tempo de provação, nestes dias de provação para as famílias, nós, cristãos e peregrinos, queremos ter o nosso olhar voltado confiante para a Senhora da Conceição Imaculada, a Mamã Muxima, suplicando para que rogue a Jesus, Bendito Fruto do Seu ventre, por nós, rogue pelas nossas famílias, pelos nossos jovens, a fina flor, pelas nossas crianças, a esperança de Angola, para que possamos ter a força espiritual, a esperança e a paz nos nossos corações”.

O Bispo da Diocese de Viana foi, com palavras semelhantes a essas, levando os presentes a viver o momento da Peregrinação Muxima2023.

Dom Emílio Sumbelelo foi quem presidiu a Celebração Eucarística que foi concelebrada por Bispos e Sacerdotes a trabalhar nas Dioceses de Viana e Caxito, bem como por Sacerdotes idos da Arquidiocese de Luanda.

Este ano a Peregrinação aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, e teve como lema: “Com Maria, Amemos e Protejamos as Crianças”.