Muxima 2023: Está na hora de retomar o diálogo verdadeiro e a paz na convivência fraterna

No Domingos dia 3 de Setembro, os peregrinos e devotos se juntaram e viveram com fé o terceiro dia da Peregrinação ao Santuário da Muxima.

O número dos presentes ainda está por ser divulgado, contudo dados não oficiais divulgados pela Polícia fazem-nos subir para lá dos dois milhões e mei0 de pessoas.

De vários pontos de Angola e alguns de lugares fora das fronteiras geográficas do país, estavam ali pessoas de diferentes estratos sociais, religiões, e opções políticas. Todos unidos e abraçados por um mesmo propósito: viver os dias de peregrinação com fé e devoção.

A Peregrinação encerrou com missa solene presidida pelo Bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo.

Durante a homilia, o Bispo da Diocese de Viana, chamou a atenção para o momento que o país está a viver, pedindo que os cristãos rezem para que juntos se possa sair o mais rapidamente possível da actual situação.

No entanto, lembrou aos presentes que só ouvindo e seguindo o que a Virgem Maria disse aos serventes nas bodas de Caná.

“Façam tudo o que Ele vos disser. Disse Maria aos que estavam a servir. Para superarmos tantos desafios, nós precisamos permanecer unidos a Jesus e fazer o que Ele nos ensina. Jesus ensinou-nos a amar o próximo, especialmente os irmãos mais sofredores, os irmãos mais carenciados e mais necessitados”.

O resultado da resposta obediente ao que a Mãe do Salvador convida a fazer, vai das simples palavras à acções concretas.

“Quem escuta aquelas palavras de Nossa Senhora e procura fazer o que Jesus diz, esforça-se a amar o próximo com gestos concretos, através da oração, da partilha, da solidariedade e com gestos de fraternidade”.
Procurando ser mais concreto e dar a oportunidade dos vários estratos sociais presentes no Santuário, o Bispo da Diocese de Viana usou as seguintes palavras: “Irmãos e irmãs, quem ouve as palavras de Nossa Senhora, pedindo-nos para fazer o que Jesus nos diz, procura viver o mandamento do amor, cuidando da própria vida e saúde, mas também da vida e da saúde do próximo, seja das pessoas que amamos seja daquelas que somos chamados a amar como irmãos em Cristo. Apesar de termos opiniões diferentes, apesar de pensarmos diversamente, apesar de sensibilidades partidárias diferentes…, por isso não podemos nos cansar nem desanimar de observar o mandamento do amor ao próximo e juntos, como filhos e filhas de uma pátria comum, demo-nos as mãos para construirmos uma nação próspera e em benefício de todos”.

Ao olhar para o gesto do discípulo que depois de receber de Jesus Maria como Mãe, Dom Emílio Sumbelelo convidou cada peregrino e não só, a imitar-lhe o gesto e a atitude. Ela é a “Mãe da Esperança” referiu, pois quem leva a Mãe de Jesus, não desespera, caminha seguro, com esperança, na certeza de alcançar a vitória com Cristo ressuscitado. Por isso o Bispo de Diocese de Viana sublinhou:

“Com esse espírito de esperança e confiança em Maria, nossa mãe, vimos colocar de novo na palma da sua mão, os nossos pedidos, os nossos sonhos e as nossas esperanças como filhos e filhas de Angola. Temos vindo a passar por um período menos bom, em todo os sentidos, faltando não poucas vezes o diálogo entre nós, a sã convivência, vivendo discursos acirrados, quanta falta de diálogo e de compreensão… Assiste-se mais a intolerância em vez de diálogo franco e verdadeiro; vivesse mais frieza e individualismo, em vez de fraternidade e solidariedade”.

A seguir Dom Emílio Sumbelelo encorajou os angolanos a dar um passo em frente, com coragem impregnada de esperança, pois… “está na hora de retomar o diálogo verdadeiro e construtivo, retomar a ternura, a paz, na convivência fraterna; está na hora de a gente reunir as famílias, está na hora de que a gente reúna novamente em comunidade, deixar aquilo que nos divide para trás e buscar a fraternidade, a paz, a justiça e o espírito de unidade, valores que estão sempre à nossa frente”.

Dom Emílio Sumbelelo, pediu ainda aos presentes ali e a todos os que acompanhavam a celebração quer pela rádio quer pela televisão, que que os braços e as mãos que se levantam para suplicar à Virgem da Conceição, sejam os mesmo que se estendam para abraçar e ajudar quem mais precisa.

A missa celebrada pelo Bispo da Diocese de Viana e concelebrada por outros Bispos da CEAST, e também por Sacerdotes, encerrou os três dias da Peregrinação Muxima 2023.