Os catequistas devem usar o método do Bom Pastor

Este fim de semana tiveram início as sessões de catequese do Ano Catequético 2022 – 2023, no território da Diocese de Viana. No recinto das Paróquias e dos Centros de Pastoral, os grupos de catequisandos em círculo ou em semi-círculo voltaram a aparecer.

Aos catequistas várias recomendações foram feitas quer durante os cursos de refrescamento, quer no acto de abertura do novo ano.

O Ano Catequético na Diocese de Viana está oficialmente aberto desde o dia 17 de Setembro.

Nesse dia, durante a homilia da Celebração de abertura, Dom Emílio Sumbelelo, depois de salientar a missão do catequista no seio da Igreja, que é de grande importância, pediu aos catequistas que fizessem uso do “método do Bom Pastor”.

“O vosso trabalho, meus irmãos e minhas irmãs, exige que cada um de vós ponha em prática aquele método que Nosso Senhor Jesus Cristo deixa nos Evangelhos quer para os Seus apóstolos de ontem, como para aqueles apóstolos dEle hoje, que somos todos nós: ‘o método do Bom Pastor’”.

É um método que, o próprio trabalho do catequista exige, ainda nos dias de hoje. Por essa razão e para que os presentes não tivessem dúvidas em relação ao que se estava a dizer, o Bispo da Diocese de Viana, expicou em que consiste o método.

“O método consiste em ir ao encontro daquele meu catequisando que há muito não vem à catequese, que desapareceu, ir ao encontro dele e fazê-lo voltar de novo à esta turma que se vai preparando para um dia receber os Sacramentos”.

O método do Bom Pastor, lembrou Dom Emílio Sumbelelo, tem exigências que advêm da sua própria natureza. E uma delas é conhecer o ambiente do lugar de cada catequisando.

“Isto vai exigir que cada um de vós conheça o ambiente familiar dos vossos catequisando”. Aliás, acrescentou, “o progresso do catequisando ele se faz na catequese com o catequista e em casa com os próprios pais que são os primeiros catequistas dos seus filhos”.

Uma segunda exigência está na continuação da primeira. Ela requer acção e propósito firme, a partir dos primeiros dias do Ano Catequético.

“Que bom seria, se cada um de vós, no início do Ano Catequético tivesse como propósito, esta dinâmica de conhecer na medida do possível quem são os catequisandos, de onde provém, e fazer, juntamente com os encarregados de educação, com os pais, com aqueles com os quais os catequisandos vivem, este progresso no conhecimento da Palavra de Jesus e da Sua Doutrina”.

São algumas das orientações deixadas por Dom Emílio Sumbelelo, durante a homilia da Celebração Eucarística que marcou a abertura do Ano Catequético na Diocese de Viana.

Os catequistas que renovaram o compromisso de este ano se empenharem no trabalho pastoral a eles confiados, certamente não se vão esquecer destas e de outras palavras ouvidas.

O Ano Catequético foi aberto sábado, dia 17 de Setembro, em cerimónia realizada na Catedral da Diocese.