Peregrinação à Muxima acontece antes das eleições

A Peregrinação ao Santuário da Muxima acontece na primeira semana do mês de Agosto. O anúncio foi feito pelo Bispo da Diocese de Viana, domingo, durante a missa da Solenidade de Pentecostes.

Depois de já ter avançado a ideia, durante a missa de encerramento da Peregrinação a São José, no Calumbo, de a fazer acontecer no mês de Agosto, apesar de ser o mês das eleições, ainda não estava fixada nenhuma data.

Na Catedral da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo convidou diocesanos e devotos de Nossa Senhora, a participar desse momento de Fé e de Devoção.

Acredita-se que os dias de 4 a 7 de Agosto vão congregar um número de pessoas praticamente igual ao anterior a fase da pandemia, no recinto do Santuário da Senhora da Muxima. O convite de Dom Emílio Sumbelelo, pelo menos assim o sugere: “Eu quero contar com todos os devotos e devotas da Mamã Muxima”.

Os preparativos para o evento já começaram. Esta terça-feira 7 de Junho, a Comissão Organizadora das Peregrinações aos Santuários esteve reunida na Cúria Diocesana, para trabalhar nos pormenores da organização.

O responsável pela comissão de acolhimento e secretaria, Padre Domingos Pestana, manifestou o desejo de ver um envolvimento de todos, pois “sabemos que será um momento que voltamos a Peregrinação naquele que era já o habitual encontro que vinhamos fazendo antes da pandemia”.

Reconheceu ainda que “o momento em que todos nós vivemos, é um momento que exige grande responsabilidade de todos nós e queremos que esta Peregrinação decorra também com grande serenidade, paz e harmonia”.

A Peregrinação à Muxima deste ano tem início vinte dias antes das eleiçoes gerais do país.