Recolhimento antes de começar a Caminhada Sinodal

Um “Dia de reflexão para abertura do Sínodo” foi o nome dado ao encontro que aconteceu esta manhã, na catedral de Diocese de Viana.
Leigos, religiosos e sacerdotes estiveram reunidos, juntamente com o Bispo da Diocese, este sábado, para se prepararem e rezarem juntos pelo êxito da caminha sinodal que tem início amanhã, domingo dia 17 de outubro.
Depois da oração, os participantes ouviram um trecho do livro dos Actos dos Apóstolos. Foi escolhido o capítulo 15, versículos 6 ao 35. É o texto que relata o facto histórico conhecido como, o Concílio de Jerusalém.
Em seguida, foi apresentado o tema do Sínodo: “Por uma Igreja Sinodal, Comunhão, Participação e Missão”. O palestrante, padre Inácio Cortez Martinez, fez uma breve incursão pelos vários concílios que a Igreja já realizou e estabeleceu a diferença entre os dois eventos: Concílio e Sínodo.
Feitos os esclarecimentos, os presentes foram divididos em pequenos grupos de reflexão, uma forma de os fazer experimentar aquilo que será viver e trabalhar durante a caminhada sinodal: Comunhão, Participação, Reflectir e Caminhar Juntos.
O encontro terminou com preces, com oração e com a bênção de Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese.
E, dessa forma, a Igreja de Viana se preparou para o dia do envio, que vai acontecer amanhã, domingo dia 17 de Outubro, durante a celebração da missa que vai marcar a abertura da caminhada sinodal, na Diocese de Viana. Aí vai começar a Missão.