Viana: quatro diáconos ordenados sacerdotes

A Diocese de Viana conta, desde o dia 17 de Outubro, do presente ano, com quatro novos sacerdotes. A cerimónia de Ordenação teve lugar na Paróquia de São Francisco de Assis, Catedral da Diocese.
Presidiu e ordenou o Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Dom Giovanni Gaspari. Estiveram a concelebrar Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana e sacerdotes a trabalhar na diocese.
Os novos sacerdotes são: Carlos Elias Chimuco, Serafim Kossengue, Mateus Luvualo e Cirilo Pedro. Todos eles do clero diocesano.
E nesse dia memorável para a Igreja particular de Viana, o átrio da Paróquia de São Francisco de Assis, foi tomado por milhares de fiéis que com fé e alegria, participavam intensamente de todos os momentos litúrgicos da celebração, cumprindo escrupulosamente as medidas de biossegurança, impostas pela covid-19.
Durante a homilia, Dom Giovanni Gaspari, dirigindo-se aos ordenandos, recordou que, eles são chamados a ser testemunhas de uma Igreja que defende e desperta nos oprimidos o sentido da sua dignidade e dos seus direitos de filhos de Deus. “Vós levareis conforto a muitas pessoas necessitadas: Os pobres, os enfermos, os aflitos. Deveis guia-los e apoia-los na sua peregrinação terrena. Eles vão querer ver em vós, a imagem viva do único sacerdote, a imagem viva do bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas”.
Dom Giovanni, encorajou os novos padres, a se manterem firmes na escolha que nesse dia confirmaram e a nunca negligenciar a unidade e o amor à Igreja, lembrando que o ministério sacerdotal não é um dom e uma missão individual: “Cristo vive hoje e vos chama na sua Igreja de Viana, da qual vos tornais parte de modo muito peculiar porque vivereis unidos ao seu Bispo e ao seu Presbitério”, acrescentou.
Por fim o Núncio Apostólico, deixou o seguinte apelo ao Santo Povo de Deus ali presente: “Recomendo que recebais estes sacerdotes nas comunidades para onde serão enviados, com espírito de amizade, não os sobrecarregando imediatamente com tantos serviços e empenhos, mas respeitando gradualmente os seus caminhos de integração na pastoral, para que mantenham aquela regra de vida metódica que até aqui receberam do Seminário e que ainda que renovada nos tempos e nos modos, deve manter-se um ponto forte e uma reverencia essencial para o próprio sacerdócio”.
Por sua vez, Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana, no final da Eucaristia, agradeceu a presença do Núncio Apostólico na sua Diocese e igualmente aos pais dos Neo Sacerdotes, salientando que “Os primeiros benfeitores da Diocese são os pais dos sacerdotes e religiosas, que de coração aberto entregam à Igreja os seus filhos”.
Aos padres que agora integram o seu clero diocesano, recomendou trabalho contínuo no serviço à Igreja.
Os neo ordenados, a excepção do Padre Cirilo Pedro, que foi transferido para a paróquia de São Paulo, vão ficar a exercer o ministério sacerdotal nas Paróquias onde realizaram o estágio pastoral diaconal.
Após a missa de ordenação, em entrevista, os novos padres manifestaram a sua gratidão a Deus pelo dom da vocação e o propósito de servir a Igreja e o Santo Povo de Deus.
Com profundo regozijo, os pais e familiares dos novos sacerdotes, não deixaram de manifestar o sentimento de gratidão ao Senhor pelo ministério dos seus filhos.

Quem são os novos Padres?

Carlos Elias Chimuco, filho de Marcos Chimuco e de Cecília Elias, nascido aos 16 de Fevereiro de 1990, na Samba, província de Luanda. Foi ordenado Diácono aos 25 de Abril de 2021, na Paroquia Santa Cruz, no Zango 2, Diocese de Viana.
Cirilo Augusto Caianda Pedro, filho de Isaac Caterça e de Maria Tchembo, nascido aos 28 de Março de 1986, no Lobito, província de Benguela. Foi ordenado Diácono aos 25 de Abril de 2021, na Paróquia de Santa Cruz, Diocese de Viana.
Manuel Mateus Luvualo, filho de Tela Luvualo e de Eva Raimundo, nascido aos 5 de Fevereiro de 1994, no Kilamba-Kiaxi, província de Luanda. Foi ordenado Diácono aos 25 de Abril de 2021, na Paróquia de Santa Cruz, Diocese de Viana.
Serafim Gabriel Kossengue, filho de Clementino Gabriel e de Joana Marta, nascido aos 21 de Maio de 1993, natural do Huambo, província do Huambo. Foi ordenado Diácono aos 25 de Abril de 2021, na Paróquia de Santa Cruz, Diocese de Viana.

Hibraina Celeste