Seminário Maior de Cristo Rei festeja mais um jubileu

O Seminário Cristo Rei celebra setenta e cinco anos de existência. As celebrações do jubileu terminaram este sábado, depois de terem sido vividos quatro dias de actividades festivas.

Os participantes poderam acompanhar quatro conferências, duas das quais dedicadas ao relance histórico da instituição. Uma outra olhou para o “Impacto socio-pastoral do Seminário Maior” e a última teve como pano de fundo o momento que a Igreja está a viver: “A Sinodalidade na Família do Cristo Rei”.

Um dos testemunhos ouvidos durante as comemorações foi o de Dom Francisco Viti, Arcebispo Emérito do Huambo, para quem a celebração dos setenta e cinco anos do Semináro Maior é um grande acontecimento.

“O Cristo Rei constitui um ponto central na formação do clero angolano, não só do Huambo”.

Houve uma fase da história da Igreja em Angola em que o Seminário no Huambo foi praticamente a única instituição do gênero a funcionar. O Arcebispo Emérito do Huambo fez referência a esse facto e também aos benefícios que trouxe.

“Na altura em que o Cristo Rei funcionava como interdiocesano, tornou-se um ponto de convergência, digamos, o coração da formação do clero, isto abriu os horizontes não só aos do Huambo que recebiam os irmãos na formação, como também os vindos de outras Dioceses, beneficiavam do conhecimento recíproco”.

Olhando para os benefícios tidos, Dom Francisco Viti acrescenta: “Nós precisamos de manter esta abertura. Temos que ter uma visão larga da Igreja e abrirmo-nos à colaboração e à complementariedade, porque ninguém pode tudo e nem tem tudo”.

Um testemunho, uma experiência e mais do que isso, um sentir de Igreja que atravessou anos e que agora transpira da voz de Dom Francisco Viti, Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Huambo.

Dom Francisco Viti, estudou teologia no Seminário que hoje celebra setenta e cinco anos de existência, o Seminário Maior de Cristo Rei.

Ao longo destes setentas e cinco anos forma muitos os que passaram por aquela instituição de formação. Desse número fazem parte Arcebispos, Bispos, Sacerdotes, Governantes, Responsáveis de cargos públicos, bem como pessoas que com o seu saber procuram transformar a sociedade e a ajudar a Igreja em Angola a crescer.