Viana: Renúncia Quaresmal 2022 vai para fundo da Caritas Diocesana

Numa nota Pastoral distribuida no domingo antes da quarta-feira de cinzas, Dom Emílio Sumbelelo deu a conhecer o destino da Renúncia Quaresmal deste ano: “os valores que generosamente recolhermos, serão entregues à Caritas Diocesana, para que essa tenha um pequeno e modesto fundo para responder as necessidades quer das Caritas Paroquiais quer dos que lhe forem bater à porta”.
A nota intitulada “Convite à Renúncia Quaresmal”, com data de 25 de Fevereiro de 2022, enaltece o “costume salutar” de renúncias que já toma conta das comunidades religiosas e pastorais, bem como dos movimentos apostólicos, na Diocese.
O convite aos diocesanos é directo. “Com aquele espírito que nos vem de Cristo, dom de Deus, abrimos o nosso coração às necessidades daqueles que têm menos do que nós”.
A direcção do olhar é para “a nossa Caritas Diocesana, rosto e braço prolongado da nossa Diocese de Viana, que vai fazendo o que pode para ajudar os sem abrigo e sem tecto, que lhe batem à porta”.
Dom Emílio Sumbelelo, solicita o empenho dos sacerdotes na dinamização e divulgação do gesto da Renúncia, bem como estabelece que “para além das ofertas singulares e espontâneas, em dois domingos da quaresma, alternados e anunciados com tempo, fossem feitos os peditórios especiais com esta finalidade”.
O gesto a ser práticado, nesta quaresma, atringe também a própria diocese que renúncia aquilo que por norma deveria receber para o destinar as obras do seminário. “Enquanto decorrer a ‘Renúncia Quaresmal’, o segundo domingo do mês de março (13/03) destinado para as obras do Seminário, fica “sine effectu””.
Tudo o que fora arrecadado, como fruto da renúncia, será entregue no momento do ofertório da missa crismal deste ano, que acontece no dia 14 de Abril, refere a nota pastoral.
O Bispo da Diocese de Viana deseja aos Diocesanos que vivam o tempo da quaresma “tempo propício e de graça”, salienta, “reavivando a fé em Jesus Cristo, o nosso Salvador”.
A nota termina com as seguintes palavras: “A todos, a minha Benção Paternal”