Dom Sumbelelo: Espero que cresçam no Anúncio da Palavra e no Testemunho da Caridade

Esta é a mensagem que Dom Emílio Sumbelelo deixou a comunidade do Centro Pastoral Cristo Rei, no fim de uma visita Pastoral que teve a duração de dois dias.
Neste fim de semana de visita, o Bispo da Diocese de Viana pode olhar para o que esta a ser feito pelos membros daquela comunidade que mostra sinais concretos de crescimento. Aliás, o Bispo fez questão de o dizer durante a homilia da missa de encerramento: “Pude ouvir dos vossos relatórios como a comunidade vai crescendo, como cada um de vós sentindo-se parte integrante desta Igreja viva, vai fazendo o melhor de si para testemunhar Jesus Cristo, o nosso Salvador, e o Evangelho”.
Aquela é uma comunidade “nascente” e que viu o primeiro grupo de membros a receber o Sacramento da Confirmação. Em relação a esse facto, o Bispo fez um pedido em jeito de desejo manifesto: “vocês são os primeiros a receber o Sacramento da Confirmação nesta nova comunidade de Cristo Rei. Bem gostaria eu, e juntamente com os vossos padres, contar com o vosso empenho para que a vossa comunidade cresça no anúncio da Palavra, mas sobretudo no testemunho da caridade”.
A caridade tem expressões concretas fundamentadas no mandamento deixado por Jesus, pedindo que os homens se amem uns aos outros. “A novidade deste mandamento está sobretudo em termos como modelo de amor perfeito, de amor acabado, Nosso Senhor Jesus Cristo que amou-nos a ponto de dar a Sua vida por cada um de nós, para santidade e purificação da Sua Igreja, morrendo na cruz. Portanto, amemo-nos olhando e tendo por modelo Jesus Cristo”.
E Jesus que deu a vida por nós, Ressuscitou e com a Sua Ressurreição inaugura uma nova maneira de olhar para a história e para a vida. É uma maneira nova de viver que é proposta por ele aqueles que nEle acreditam. Esses tornam-se novas criaturas. Portanto, “se Nele, em Jesus Cristo, vencedor da morte, somos criaturas novas, então vivamos também de maneira nova”.
Nessa nova condição, há coisas que precisam necessariamente ser postas de lado e deixadas para trás. Dom Emílio Sumbelelo enumera-as da seguinte maneira: “deixemos para trás a vida de pecado, deixemos para trás sentimentos próprios que não são de homens e mulheres cristãos, deixemos de longe tudo aquilo que nos escravisa, deixemos de parte tudo aquilo que não nos torna perfeitos, que não nos torna santos, deixemos de longe como professamos no Sábado Santo, a mentira, os caminhos do demónio, os caminhos da feitiçaria, os caminhos da inveja, os caminhos do ódio”.
E para que não se ficasse com a ideia de que é uma interpelação pessoal sem quaisquer vínculos comunitários ou de grupo, o Bispo de Viana acrescentou: “E não somente de modo individual, mas também como comunidade, esta comunidade que foi salva pelo sangue de Cristo”.
São mensagens deixadas por Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana, à comunidade do Centro Pastoral Cristo Rei, neste último fim de semana.
O Bispo esteve em visita pastoral aquela comunidade nos dias 23 e 24 de Abril de 2022. O centro visitado está localizado no Distrito da Vila Flôr.