Viana. Fiéis dos Mártires, felizes com a benção e a dedicação da Sede Paroquial

A Igreja de Nossa Senhora Rainha dos Mártires, em Viana, foi benzida e dedicada no Domingo do Bom Pastor, dia 08 de Maio de 2022, pelo Bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo.
Na ocasião, Dom Emílio Sumbelelo desafiou os cristãos a dar continuidade ao acto de generosidade começado, bem como a conservar o património e a testemunhar Cristo, a exemplo da Padroeira.
O Prelado começou por dizer que a Paróquia deve ser um farol de fé que ilumina através do Espírito Santo e que a Palavra do Senhor seja a força da comunidade. “A Palavra de Deus serve para despertar em nós o conhecimento da justiça e do amor no edifício da Igreja, ela edifica e unifica. Portanto, a fé dos apóstolos é a luz na qual caminhamos na direção do Pai”.
O Bispo pediu também aos paroquianos para que conservassem o templo e para que colaborassem ainda para a construção das salas de catequese bem como para a construção da casa paroquial.
De salientar, que as obras de requalificação, foram iniciadas pelo Padre Vicente de Melo, então Pároco, e que actualmente é Reitor do Santuário da Muxima. O sacerdote diocesano fez-se presente ao acto de dedicação e rendeu Graças a Deus, com a comunidade.
Segundo o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Mártires, Padre Miguel Kambamba, “o próximo desafio passa pela construção de salas de catequese assim como pela construção da casa paroquial e de outras estruturas de apoio à Igreja”.
Um dos paroquianos, Tito de Sousa, catequista e Membro do Conselho Paroquial, falou um pouco da história da sede paroquial. “ A história da nossa Paróquia, começa no tempo em que era composta apenas por um grupo de oração, pertencentes a Paróquia Santa Teresinha de Jesus. Esse grupo foi morto aqui, nomeadamente, Padre Lima e companheiros, isso no dia 03 de Fevereiro de 1982. O grupo evoluiu e chegou a ser uma comunidade que na época pertencia a Paróquia Nossa Senhora das Mercês”.
O membro do Conselho Paroquial disse ainda que com o crescimento populacional daquela circunscrição, e por orientação de Dom Joaquim Ferreira Lopes, na altura Bispo da Diocese de Viana, o centro tornou-se paróquia. Lembrou que, por causa das obras na Paróquia, os fiéis tiveram que estar afastados do recinto e participar das missas no Centro São João Baptista, durante um ano e alguns meses. O Catequista terminou agradecendo ao Pároco pela dinâmica de trabalho e dando força aos fiéis para que continuem na missão.
Na missa do dia, estiveram a cancelebrar, diversos sacerdotes do clero de Viana. A presença de religiosas e uma grande moldura de cristãos foi notória.
A acta da dedicação foi lida pelo Chanceler da Cúria Diocesana de Viana, Padre Bruno Gaspar Madureira.
Recorde-se que a Igreja dedicada, tem uma capacidade para albergar no seu interior mais de oitocentos fiéis, sentados.
A igreja que tem como Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Mártires, está localizada no bairro Jacinto Tchipa, no distrito urbano do Kikuxi.

Idianete Tavares

1. Anderson Baptista

Paz e bem, bom trabalho ao Pe. Sammy pelo esforço que tem feito em partilhar e fazer-nos chegar as informações tão uteis sobre a nossa Igreja em geral!