Apresentada a Síntese Sinodal Nacional ao Presidente da CEAST

Terminou hoje a Assembleia Sinodal Nacional na CEAST. A cerimónia aconteceu na Paróquia São João Paulo II, numa celebração presidida por Dom José Manuel Imbamba, presidente da Conferência Episcopal.

Depois da saudação inicial, dois documentos foram entregues ao presidente da Conferência Episcopal: a Síntese Sinodal Nacional e aquele que contém as Sínteses Diocesanas. A honra coube a dois membros o Secretariado Nacional para o Sínodo, o Frei Zeca e a Irmã Emiliana.

Os trabalhos sinodais nacionais começaram no dia 14 e foram até ao dia 16, culminando com a assinatura do documento final, apresentado à comunidade dos fiéis, este domingo.

Uma das conclusões a que a Assembleia chegou, é que a Caminhada Sinodal deverá continuar em cada uma das Dioceses do território da CEAST, respeitando as iniciativas sinodais propostas quer nas sínteses diocesanas quer na síntese sinodal nacional.

A missão de animar essa etapa do processo que se quer começada já nos próximos dias, está confiada aos Coordenadores Sinodais Diocesanos, em sintonia com os os respectivos Bispos.

Os dois documentos hoje entregues e publicamente apresentados “são fruto do trabalho de todos nós membros desta Igreja em caminho diário à luz da da fé”, recordou o Padre Fausto Rosado, um dos membros do Secretariado Nacional para o Sínodo.

A Assembleia Sinodal Nacional foi apenas a primeira parte da segunda Assembleia Plenária da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé – CEAST, que teve início no passado dia 14 e tem o seu termino previsto para o próximo dia 22 de Julho. Os trabalhos decorrem na sede da Conferência, em Luanda.