Assembleia de Pastoral Diocesana arrancou com tema: “A Educação da Fé das Crianças”

Abriu na manhã desta quinta-feira, 1 de Setembro, a Assembleia Diocesana de Pastoral, da Diocese de Viana.

Missionários e leigos envolvidos na Acção Pastoral da Diocese vão reflectir durante dois dias sobre as actividades realizadas durante o presente ano Pastoral e traçar linhas de acção para o Próximo.

O tema escolhido para este ano é “Educação da Fé das Crianças” e se inscreve no âmbito do triénio da criança que a CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé – leva a cabo.

Depois de apresentar o tema, o Bispo da Diocese que preside ao evento, apresentou os objectivos para o próximo Ano Pastoral. Eles são quatro e para os alcançar vai se necessário o empenho de todos. O primeiro é “priorizar dentro do processo de evangelização e catequese, em todas as paróquias e Centros Paroquiais, a urgente necessidade de as crianças conhecerem Jesus, atrevés de uma linguagem clara aberta e acessível a sua idade”. O segundo vai “insentivar as famílias a participar com maior solicitude no processo ecclesial da educação da Fé das Crianças”.

“Privilegiar o conhecimento e o aprofundamento da fé e da Doutrina Cristã pelas crianças na relação de cooperação entre Igreja e Estado”, é o terceiro objectivo traçado.

As novas tecnologias, mais concretamente o uso delas, há muito colocam desafos à tarefa de evangelização. Daí que como quarto objectivo se tivesse escolhido “promover uma catequese que indique com clareza e profundidade as vantagens e as desvantagens das novas tecnologias no processo de evangelização”.

Os objectivos traçados vão requerer, como reconhece e chama a atenção Dom Emílio Sumbelelo, dedicação, pois “trata-se de um trabalho ingente que exige o empenho de todos os agentes da pastoral directa”.
Para quem ainda não estava bem consciente daquilo que se ia desenhar, acrescentou: “A educação da fé e a respectiva catequese são uma tarefa não acabada, enquanto a Igreja peregrina. Portanto para cada tempo e época, exigirá sempre novo ardor e novos métodos para fazer com que Jesus e o seu evangelho atinjam todos os homens”.

Referindo-se aos dias de trabalho, que são dois, o Bispo de Viana disse que “para a reflexão destes dois dias ajudar-nos-ão a fazer estrada, todas aquelas pastorais que, no processo da educação da Fé trabalham com as crianças, incluindo aquelas associações Diocesanas que entre os seus membros têm também incorporadas as crianças e adolescentes”.

O tema escolhido para este ano vem na sequência do do Ano Pastoral passado que foi: “A criança afirmação da Vida”.