Diocese de Viana. Catequese organizada e melhor estruturada é desejo de Dom Sumbelelo

O Bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo quer ver uma Catequese melhor organizada, no Ano Pastoral que está prestes a começar.

Foi no acto de encerramento da Assembleia Diocesana de Pastoral que o Dom Emílio Sumbelelo manisfestou o desejo de ver esse eixo de acção da Igreja melhor estruturado.

A Catequese é uma das formas de concretizar os passos do processo de evangelização, que é uma obra que tem como finalidade convidar homens e mulheres a converterem-se e a abraçar a Fé, sublinhou o Bispo da Diocese de Viana.

Tendo em conta esses elementos, Dom Emílio Sumbelelo disse aos participantes ser necessário haver estrutras capazes de ajudar na organização. “É imprescindível a existência de um secretariado que tenha a frente, como seu ponto de referência um sacerdoe ou uma religiosa, nas vestes de seu presidente e a seguir todoso os demais membros”.

As sessões de catequese devem, na visão do Bispo da Diocese de Viana, ser distintas de um curso acadêmico. Por isso aponta dois elementos que são chave. “O método e a pedagogia a usar na transmissão da catequese, devem levar o catequista e o catequisando a distinguir uma sessão de catequese de uma aula de matemática ou outra coisa que seja”.

Dom Emílio Sumbelelo vai mais longe e diz: “a catequese deve penetrar na alma do seu destinatário. Quando falamos de aptos, aprovado ou quando damos sessões de catequese como se fosse uma aula, estamos longe daquilo que é exigido”.

O Domingo é o dia em que a Comunidade Cristão se reune para celebrar o Ressusitado, juntos. Por isso mesmo a catequese precisa de levar as pessoas desde a mais tenra idade a perceber a importância desse dia, recordou.

“Durante a caminhada catequética, o catequisando deve descobrir e valorizar a centralidado do Domingo, como dia do Senhor, como dia da comunidade ecclesial, e usando como emprestimo a linguagem do salmista ‘este é o dia que o Senhor fez’, esse procedimento implica que a criança seja introduzida na dinâmica das missas das crianças ao Domingo. Lá onde não há, deve-se dar tal prioridade.”

E tendo em conta a importância que o Domingo tem, Dom Emílio Sumbelelo adverte: “A catequese não deve ter lugar ao Domingo porque ou a Criança não terá a sua própria, a das crianças, ou então pedagogicamente estaremos errados, é muito tempo para a criança: missa com os adultos e a seguir a catequese”.

O Bispo da Diocese de Viana mostrou-se preocupado com uma realidade que fez questão de partilhar com os participantes à Assembleia Diocessa de Pastoral. “Verifica-se uma grande distância entre o número crescente de catequisando, por isso louvamos a Deus, e o número em diminuição de catequistas”. Por essa razão, Dom Emílio Sumbelelo avançou com uma sugestão: “urge que no último ano do crisma se introduzam algumas sessões sobre o compromisso do crismado com a comunidade paroquial, destacando, naturalmente aquele que leve o jovem crismado a partilhar com os mais novos na fé aquilo que ele recebeu gratuitamente do seu catequista”.

A Diocese de Viana se prepara assim para a abertura do próximo ano Pastoral que coincide com o segundo ano do triénio dedicado à criança, um triénio que foi instituido pela CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.

A Assembleia Diocesana de Pastoral que teve como tema: “A Educação da Fé das Crianças”, decorreu nos dias 1 e 2 de Setembro, no Salão da Paróquia São Francisco de Assis, Catedral da Diocese.