Dom Sumbelelo: É nossa tarefa trabalhar pelas vocações

Encerrou esta quarta-feira 31 de Agosto, na Diocese de Viana, o mês dedicado às vocações.

Para o efeito, vocacionados e pessoas envolvidas na Pastoral vocacional da Diocese, juntaram-se na Catedral para uma Celebração Eucarística presidida pelo Bispo da Diocese, Dom Emílio Sumbelelo.

O Bispo da Diocese, mostrou-se agradecido pela presença dos Sacerdotes e dos religiosos presentes na celebração, que “acompanham os jovens, acompanham os vocacionados, animam os vocacionados a superarem as dificuldades para um dia responderem sim a Jesus que os chama”.

A estes lembrou ser tarefa “de Consagrados e Consagradas, na Igreja, trabalharmos pelas vocações, permitir que o Senhor Jesus, através do nosso modesto trabalho, através do nosso humilde serviço de seguimento vocacional, ele continue a chamar muitos e santos sacerdotes, muitas e santas religiosas”. A seguir, encorajou-os com estas palavras: “continuemos com esta tarefa. É uma das tarefas principais na vida da Igreja”.

Com os olhos fixos agora nos vocacionados, advertiu “a caminhada para se ser Padre e a caminhada para se ser Madre é árdua. Não é um caminho fácil”.

As dificuldades são várias tanto na natureza quanto na forma, mas contudo garantiu que “se nós formos homens e mulheres de fé que acreditam que Jesus caminha ao nosso lado, se cada um de vós for este Jovem, esta jovem de esperança, Deus não lhe vai fazer faltar as Graças necessárias para chegar até ao fim”.

A figura do Pároco de São João Maria Vianey foi tomada por Dom Emílio Sumbelelo, para chamar a atenção dos Párocos à dedicação e ao acompanhamento dos vocacionados. Paciência e presença do Pároco na vida de cada vocacionado, é de grande importância, recordou.

Para além do exemplo de vida de São João Maria Vianey, outros dois santos foram apresentados pelo Bispo de Viana aos presentes como inspiração: Santa Clara e São Pio X. Todos os estes a Igreja os recordou durante o mês Agosto, o mês vocacional na Diocese.

Dificuldades económicas são em muitos casos um muro difícil de transpor e por isso o Dom Emílio Sumbelelo deixou duas lições: “Primeira coisa que devemos aprender é está: não desejar o que os outros ou as outras têm. Nos Devemos contentar com aquilo que nós temos, com as nossas dificuldades e com o nosso pouco que Deus permitiu que tivéssemos”, “Colocar-se sempre nas mãos de Jesus que nos chama. Ele tem um coração grande, Ele tem um coração que ama a todos, Ele é todo-poderoso, não vai permitir que te falte o necessário para você realizar a tua vocação”.

O Mês Vocacional Diocesano é uma iniciativa que vai agora no seu segundo ano. Durante trinta dias a diocese é convocada a rezar de forma mais intensa pelas suas vocações.