Dom Emílio Sumbelelo: quatro missões tem um membro do Renovamento Carismático Católico

Sábado passado, dia 21 de Janeiro, no Centro de Santa Maria Mãe de Deus, teve lugar a Celebração Eucarística, na qual aconteceu a cerimónia de efusão de membros do Movimento Carismático Católico da Diocese de Viana.

Durante a Celebração que levou cerca de quatro horas, muito por conta do número dos candidatos, Dom Emílio Sumbelelo fez questão de deixar bem claro qual é a missão de um membro do Renovamento Carismático católico. Elas são quatro.

A Primeira vem do nome que eles vão passar a ter: “servos”. “Gostaria, como vosso Bispo e pai na fé, recordar-vos o seguinte: series chamados servos. E é próprio do servo servir desinteressadamente e com alegria, não procurando o bem próprio ou procurando proveitos do seu trabalho de servo na sua comunidade. Não, ele está para servir”.

A segunda missão está intimamente ligada ao espírito que preenche a saudação tipica dentro do movimento.

“O servo do gruo de oração, ou o servo do Renovamento Carismático, deve ter o coração aberto e disposto para em tudo fazer a vontade de Deus. O serviço a Deus é mais do que uma imposição de actividades, mas sim é uma entrega, uma oferta de si mesmo, uma expressão do amor para com os outros. E foi por isso que iniciei usando a saudação vossa: ‘Deus nos ama’ (…), quer dizer, tal como Deus me ama, também amarei todos aqueles que são filhos e filhas de Deus”.

A terceira Missão está brota da escola do discipulado, que é imitar o mestre. “Estar unido a Jesus para com Ele aprender a servir. Unir-se a Jesus para que Jesus me ensine o como ele serviu. E como é que Ele serviu?! Amando ao ponto de dar a sua vida para que todos nós podessemos ter a vida eterna”.

Já a quarta missão requer um autruísmo verdadeiro e simples. Servir é mais do que uma divisa. É uma vida inteira.
“A grande missão dos servos é, com o coração disponível, servir. Em contra-ponto a dinâmica do mundo de hoje, temos um mundo egoísta, auto-suficiente, competitivo, servir é caminhar no sentido inverso. Enquanto se conclama os poderosos, os ricos, os bem sucedidos, Jesus continua revelando os pensamentos íntimos de muitos corações como servo. E esse caminho de doação vai além do que prestamos para as nossas famílias e amigos, por exemplo. Servir, dentro do Movimento do Renovamento Carismático Católico, é ser um outro Cristo, e é por isso que nos chamamos, depois do Baptismo, cristãos unidos a Cristo, no meio dos outros, somos outros Cristo”.

Missões que um membro do movimento do Renovamento Carismático Católico tem, recordadas a cada um, sábado último, pelo Bispo da Diocese de Viana.

Dom Emílio Sumbelelo recordou as missões de cada membro durante a Celebração Eucarística na qual teve lugar a cerimónia de efusão dos membros do Movimento.

A cerimónia aconteceu no Centro de Santa Maria Mãe de Deus, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.