Dom Emílio Sumbelelo recebe cumprimentos de Feliz Natal e de fim d’ano de Missionários e Leigos da Diocese de Viana

Na manhã de quarta-feira, 21 de Dezembro, na Catedral da Diocese de Viana, os missionários a trabalhar no território da Diocese de Viana, apresentaram cumprimentos de festas felizes e de fim d’ano a Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese.

A cerimónia começou às 10.00 horas da manhã e contou também com a presença de fiéis leigos ligados à comissões, grupos e organismos diocesanos.

Dom Emílio Sumbelelo começou por agradecer o gesto dos missionários expresso pela voz do Vigário para a Pastoral. Depois de ter dirigido palavras de agradecimento a todos pela colaboração na missão de tudo fazer para que a “Graça de Deus, do Redentor, se torne cada vez mais visível a todos e a todos traga a salvação”, caracterizou o ano com dois termos: “retrospectiva” e “riqueza”.

“O ano que está para findar, foi rico de olhares retrospectivo à data incisivas da história recente das nossas Igreja diocesana e das nossas vidas, mas também rico de acontecimentos que trazem em si sinais de orientação para o nosso caminho rumo ao futuro”.

Razão para dar Graças a Deus não faltam, por tudo o que foi vivido e conseguido, durante este ano, como Diocese. Daí que o Bispo da Diocese de Viana tenha referido o seguinte:

“O ‘Te Deum’ que elevaremos ao Senhor, em todas as nossas Paróquias, Centros e Comunidades, no final de um ano solar de 2022, isto é, no dia 31 de Dezembro, é um hino de Acção de Graças que inicia com o louvor e termina com a profissão de Fé. Louvor começa: “nós vos louvamos ó Deus, nós vos proclamamos”. Profissão de Fé: “Vós sois a nossa esperança, não seremos eternamente confundidos”. Qualquer que tenha sido o andamento do ano, fácil ou difícil, estéril ou rico de fruto, nós damos Graças a Deus”.

O bem e mal campeiam no mundo. Como o mal faz mais barulho do que o bem, as vezes é difícil de se perceber a existência do bem. Contudo apesar da sombra em que este muitas vezes permanece, o bem está destinado a vencer o mal. A lógica que leva a procurar sempre vencer o mal com o bem deve ser a do cristão.

“O cristão é um homem de esperança, também e sobretudo diante da escuridão que muitas vezes existe no mundo e que não depende do desígnio de Deus, mas das escolhas erradas do homem, porque sabe que sabe que a força da fé pode mover as montanhas. O Senhor pode iluminar até as trevas mais densas”.

Durante o ano de 2022, há pontos marcantes que não podem ser ignorados e Dom Emílio Sumbelelo fez questão de os referir.

“Como não recordar a criação de novas comunidades. Paróquias e Centros – apenas para citar a de São José esposo e a do bom Pastor – Paróquias insitas no meio das casas. São verdadeiramente um Casa de Deus, no meio das casas dos homens. Elas vão ganhando pouco a pouco aquele ritmo e esperamos que se tornem farois que apontem para Cristo que é a Luz do mundo ”.

Dois grandes momentos foram realçados, pela envolvência e pela vivência que inspiraram. “O primeiro é a do Sínodo, nas suas etapas paroquiais e a nível diocesano. Com quanto empenho e entrega vos vimos neste caminhar juntos. Agradeço de coração a todos, de modo particular aos coordenadores de núcleos. Estou certo que a experiência vivida deve levar-nos a continuar a sentir que juntos podemos caminhar, que juntos podemos formar esta família diocesana, a família dos filhos e filhas de Deus. O segundo momento foi a celebração simultânea com Roma do Encontro Mundial das Famílias. Todas as nossas famílias poderam, em sintonia com os delegados da CEAST, celebrar, viver e refletir sobre os grandes assuntos que preocupam as nossas famílias”.

E o ano que está prestes a terminar deixa dor, tristeza e sofrimentos que marcaram e que marcam muitas famílias. São realidades que humanamente não encontram respostas.

O Bispo da Diocese de Viana fez mensão aos que este ano faleceram e não se esqueceu dos pobres e daqueles que as vezes não têm o que comer. O esforço das cozinhas comunitárias ainda não respondem cabalmente à situação.

“Apesar do bom funcionamento das nossas cozinhas comunitárias, em nossas Paróquias e Centros, ainda assim temos tantos Lázaros carecendo de tudo e até do mais elementar para a subsistênica humana. Só com fé, em Jesus, podemos entender algumas situações e como se canta na parte final do ‘Te Deum’: Vós sois a nossa Esperança, não sermos eternamente confundidos”.

Extratos da intervenção de Dom Emílio Sumbelelo, na manhã de quarta-feira, na Catedral da Diocese de Viana, durante os cumprimentos de festas felizes e de fim d’ano.

A cerimónia juntou missionários a trabalhar na Diocese de Viana, bem como leigos que fazem parte de Movimentos, Grupos e Associações Diocesanos.