Padre Nuno: “O nosso Deus é um Deus do sonho”

A Paróquia de São Francisco de Assis, Catedral de Viana, acolheu na manhã de sexta–feira a missa de abertura do mês vocacional diocesano.

A abertura foi feita no dia em que a Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney.

Presidiu a Celebração Eucarística o Padre Nuno Jorge Silva Almeida, Reitor do Santuário de São José de Calumbo. A concelebrar estiveram Sacerdotes das várias paróquias da Diocese.

Religiosas, religiosos e aspirantes a vida religiosa e ao seminário, participaram da celebração.

O Padre Nuno Jorge Silva Almeida, durante a homilia, falou de forma muito resumida da vida de São João Maria Vianney, como que a convidar os presentes a descobrir quem ele, de facto, é.

“São João Maria Vianney, também conhecido como santo Cura d’Ars, cura quer dizer sacerdote, Ars da aldeia aonde ele foi durante quarenta e dois anos pároco e levou a conversão daquele povo. Muita gente de muitas partes não só de França, mas de outros países, vinham ter com São João Vianney para o escutar, principalmente os seus conselhos na confissão.”

A seguir Reitor do Santuário de São José de Calumbo, consciente de que cada pessoa tem um sonho, lembrou o discurso do Papa Francisco dirigida aos jovens na noite de ontem em Lisboa.

“Ainda ontem o Papa Francisco dizia aos jovens: sonhem, não parem de sonhar, não se acomodem na vida, não sejam inúteis. Agora estou eu a dizer-vos: mas sonhem, porque realmente o nosso Deus é um Deus do sonho e por isso ele criou o mundo no âmbito de um sonho. Ele teve um sonho para o mundo e por isso ele nos criou e pensou em cada um de nós, como lemos no salmo cento e trinta e oito: “vós conhecieis já a minha alma quando secretamente era formado”.

O Sonho aponta para uma missão que é preciso descobrir o que requer coragem, atrevimento e decisão.

“A tua missão, a minha missão já como Sacerdote, é tentar descobrir o quê que Deus quer de mim. Não aquilo que eu quero, porque muitas vezes aquilo que eu quero pode ser muito mesquinho, interesseiro, egoista. E por isso a vossa caminhada, principalmente vós os mais jovens, adolescentes e jovens, aproveitem este tempo para descobrierem o que é que Deus quer de vós. Falem com os vossos amigos, com os vossos professores e catequistas, os vossos padres, os vossos pais…, rezem, estudem, desenvolvam, descubram os talentos e as qualidades que Deus tem para cada um de vós”.

Com estas e outras palavras o Padre Nuno Jorge Silva Almeida, Reitor do Santuário de São José do Calumbo, foi chamando os presentes para a acção.

O Sacerdote esteve a presidir a Celebração Eucarística que marcou a abertura do mês Vocacional Diocesano, na Diocese de Viana.

A celebração teve lugar na Paróquia de São Francisco de Assis, Catedral de Viana, na manhã de sexta-feira, dia quatro de Agosto, e nela participaram Sacerdotes, Religiosas e Religiosos, bem como aspirantes à vida religioso.