“Queremos vos ver Diáconos com o odor de Jesus”

A Diocese de Viana ganhou este Domingo, o Vigésimo Sétimo do Tempo comum, quatro diáconos.

Ordenados por Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese, os jovens terminaram os estudos de teologia no ano lectivo passado. Dos quatro, Três são oriundos da mesma Paróquia, Paróquia de São Paulo. O outro é da Paróquia da Imaculada Conceição.

A celebração Eucarística começou por volta das nove horas e juntou Sacerdotes, Religiosas e Religiosos, Familiares e fiéis vindos das Paróquias e Centros Pastorais que a Diocese tem.

Durante a Homilia, Dom Emílio Sumbelelo dirigindo-se aos quatro jovens, chamou a atenção de cada um para aquilo que eles haviam de receber, e fê-lo de forma muito clara.

“O Diaconado é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, mas tem natureza própria, a natureza do grau do diaconado. Não é um trampolim, repito, não é um trampolim e o mesmo o digo para os meus irmãos sacerdotes: o diaconado não é um trampolim. Quem avança para os outros dois graus, não deixa este para trás como superado e encerrado. E se isso por infelicidade ocorrer, conheceremos ministros autoritários, ministros carreiristas, oportunistas, parasitas e exploradores.”

São todas essas, caracteristicas que não podem e nem devem fazer parte da vida, mesmo que a troca de vestes, o dobrar de responsabilidades e o acumulo dos empenhos, cheguem.

E tendo em conta esses elementos, Dom Emílio partiu para um exemplo que talvez poucos estivessem a espera.

“O Bispo é um diácono que se tornou sacerdote e foi chamado ao episcopado. O Bispo é o primeiro diácono e o revestido da plenitude do sacerdócio. Por isso mantém também as vestes diaconais e sacerdotais. E oxalá tantas preces de ordenação, imposição das mãos, unções com o óleo e vestes sagradas sobre a cabeça episcopal, signifiquem e expressem, verdadeiramente, amor maior, fadiga maior, entrega maior, serviço mais generoso, missão mais aguerrida.” E logo a seguir acrescentou: “Rezem, por favor, para que assim seja comigo”.

O Diaconado é o primeiro degrau de quem quer seguir Cristo mais de perto, recordou o Bispo da Diocese de Viana, um seguimento que é de serviço aos homens e de doação a Cristo. A servir e não a ser servido, ele abraça um ministério com exigências muito próprias, como foram recordadas por Dom Emílio Sumbelelo.

“O nosso ministério, exige sujar as nossas vestes nas tribulações e lavá-las no sangue e no mistério de Cristo. O nosso munus no graus do Sacramento da Ordem, deve tocar as chagas, a poeira, a carne, as falências, a multiplicidade dos perfis e dos corações humanos, onde quer que estejam, qualquer que seja a sua condição. Nada do que é humano nos escapa ou é sem importância para nós”.

Depois de ter recordado estes e outros pontos importantes na vida e no minstério diaconal, Dom Emílio Sumbelelo, apresentou aos ordenandos uma definição daquilo que eles aspiravam.

“Ser diácono não é o mais importante. O mais importante é ser santo, não ser diácono, mas encontrar ali um sentido para viver e morrer. Não ser diácono, mas ser como Cristo, servo obediente, simples, casto e fiel. Não ser diácono, mas ser portador das misericórdias, das boas novas da salvação de Deus. Não ser diácono pelas belas vestes, mas pela vida doada e forjada pelas bem aventuranças. Não ser diácono, mas homem em cuja vida resplandeça as virtudes evangélicas, o exemplo de vida, a consciência recta, as mãos puras e o coração inocente”.

Sobre eles estavam os olhos de todos quantos se deslocaram à Catedral da Diocese para dar Graças a Deus por mais quatro jovens que se doavam ao serviço da Igreja e dos irmãos seus. E o Bispo da Diocese disse aos quatro jovens o seguinte:

“Queremos vos ver diáconos com o odor de Jesus, Pastor do rebanho. A Palavra a ser anunciada é a dEle, é Elel mesmo que é o Verbo. O altar é dEle, é Ele mesmo que é o Cordeiro. A caridade a ser vivida na direcção dos irmãos, é a comunhão com Ele que habita em cada um e que torna o nosso amor e a nossa religião, verdadeiros”.

Extractos da homilia de Dom Emílio Sumbelelo, este Domingo, dia em que foram ordenados Diáconos, quatro jovens.

David de Alemida, Francisco lemos cinco Reis, Nelson Francisco Gaspar e Tiago António Venâncio, fazem, a partir de hoje, parte do clero da Diocese de Viana. E é dessa forma que o clero vai crescendo nesta Igreja particular de Viana.

A ordenação diaconal, aconteceu no dia em que a Diocese de Viana celebrou o dia da Diocese.