Sínodo: Assembleia Sinodal Diocesana na Diocese de Viana foi realizada hoje

A Catedral da Diocese de Viana abriu-se para receber delegados sinodais, religiosos, sacerdotes, participantes da Assembleia Sinodal Diocesana. A Assembleia moderada pelo Coordenador e Responsável Diocesano da Comissão Sinodal, Padre Domingos Pestana, começou a hora certa com a presença de todos.
A presidir esteve Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese.
Depois da cerimónia de abertura, foi apresentada uma breve Reflexão sobre a Caminhada Sinodal na Diocese. A apresentação foi feita pela Irmã Feliciana Mateus Francisco, da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, membro do Secretariado Diocesano do Sínodo.
A reflexão revelou que “o processo sinodal da Diocese de Viana teve muitos momentos cruciais para uma caminhada que se pretendeu exitosa e realmente vivenciada por todos sem exclusão de uma só alma que fosse. Esta caminhada, após a constituição das equipas diocesanas para o sínodo, exigiu um grande trabalho de divulgação e comunicação com vista à preparação de todos os convocados para a participação neste processo.”
Os testemunhos e as sínteses recebidas dos vários núcleos e grupos sinodais, permitem dizer que “houve um grande movimento impelido pelo Espírito Santo e dinâmicas comunitárias, que envolveu todas as comunidades de base e os fieis de toda a Diocese de Viana”. Além disso, “directa ou indirectamente, todos ouviram a voz do nosso Pastor que em comunhão com o Santo Padre nos convocou para este grande momento que se pretende ser único e regenerador que chamamos de Sínodo”, diz o documento de reflexão sinodal.
A pré-Síntese final foi entregue aos delegados que, divididos por nove grupos de trabalho, voltaram a fazer uma leitura do trabalho elaborado pela Secretariado Diocesano para o Sínodo.
Já no sábado anterior, o documento que contém o resumo das sínteses dos 55 núcleos formados, tinha sido apresentado aos eleitos a participar nos trabalhos da Assembleia Sinodal Diocesana.
O resultado dos trabalhos dos grupos só vai ser conhecido quando o documento com a Síntese for lido e entregue amanhã.
Em todo o processo de escuta, foram ouvidas, cerca de 58 mil pessoas em toda a Diocese.
Na tarde deste sábado, dia dezanove de março, no decorrer dos trabalhos da Assembleia Sinodal, vinte e quatro pessoas deram o seu testemunho em relação ao que aprenderam com todo o processo sinodal, na fase diocesana.
Com a missa solene de amanhã, Domingo, às 10.00 horas, na Catedral da Diocese, encerra a Fase Diocesana da Caminhada Sinodal, com a entrega da Síntese Diocesana, bem como vai ser lida a Mensagem do Bispo Diocesano.

1 Comments

1. Pingback:Dom Sumbelelo: O Sínodo foi para todos nós uma escola de vida e de comunhão – Diocese de Viana